Início Opinião CPI dos Pedágios: agora vai?

CPI dos Pedágios: agora vai?

0

Depois de dois anos de espera, a bancada da oposição na Assembleia Legislativa comemorou nesta semana a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pedágios, que se propõe a investigar denúncias de irregularidades nas tarifas cobradas pelas concessionárias nas praças de pedágios das rodovias paulistas.

publicidade

O edital de criação foi publicado no Diário Oficial no dia 9 de abril. O objetivo, entre outros aspectos, é abrir a caixa-preta do tarifário e verificar que os valores atendem aos critérios definidos em todos os editais de licitação, contratos firmados e o texto da lei federal das concessões de obras e serviços públicos.

Bancada da situação era eficiente em evitar CPIs contra o governo do estado

A instauração da CPI é saudada pela oposição graças à relevância do tema, claro, mas sobretudo porque é a primeira comissão de inquérito instalada durante toda a atual legislatura com objetivo de apurar a licitude de contratos do governo de Geraldo Alckmin. Até agora, a bancada situacionista havia sido extremamente eficiente em evitar toda e qualquer tentativa de criação de CPIs que pudessem arranhar a figura do governo.
Mesmo enquanto as atenções do país, em parte conduzidas por parcela da mídia, voltam-se para a tentativa de instaurar uma CPI da Petrobras no Congresso Nacional, esta seria mais uma na longa lista de ações para fiscalizar temas espinhosos para a presidente Dilma Rousseff.

publicidade

Por outro lado, no estado, o quadro é outro. Em geral tratando de temas de representatividade restrita e relevância duvidosa, a maioria das comissões instaladas não chegou a formalizar um relatório final. Boa parte foi simplesmente arquivada sem nem mesmo eleger presidente, vice e relator. Até então, das 15 comissões instauradas pela atual legislatura, 14 foram presididas por parlamentares do PSDB e uma por deputado do PSD. E apenas esta última, a das Pessoas Desaparecidas, e outra, do Trabalho Escravo, mantém regularidade dos trabalhos.
Com a CPI dos pedágios, será que agora vai? É ver para crer…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorReforma política deve ser um dos temas centrais da campanha de Dilma
Próximo artigoFrases