Cresce procura por apartamentos compactos

0

Os apartamentos com um dormitório foram o grande destaque em vendas na Região Metropolitana de São Paulo no ano passado, com crescimento de 105,5% com relação a 2012, segundo dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp).

publicidade

Entre as vantagens apontadas pelos compradores e vendedores dos apartamentos compactos estão a facilidade e o menor custo para manutenção e compra de móveis.
Outro diferencial são as opções de serviços pay per use (pague pelo uso, em inglês), que garantem um valor baixo de condomínio, já que edifícios com esse tipo de imóveis costumam oferecer diversas opções de lazer e serviços, de academia e sauna a serviço de limpeza, e o morador ou investidor só paga o que usar.

“Dentre os muitos serviços disponibilizados aos moradores, no sistema pay per use, destacam-se a arrumação e a limpeza do apartamento, lavanderia e passamanaria”, explica o advogado especialista em condomínios Márcio Rachkorsky em coluna no jornal Folha de S. Paulo.

publicidade

“O sistema pay per use ainda pode gerar receita extra para o condomínio, com a locação das áreas comuns ou participação no faturamento de cada serviço”, completa Rachkorsky.

Valorização
Além da proposta de conforto e praticidade para quem busca moradia, os apartamentos compactos são uma boa dica para quem quer investir. Este tipo de imóvel tem tido valorização acima da média nos últimos anos.
De acordo com o índice FipeZap, os imóveis com um dormitório valorizaram 14,2% entre maio de 2013 e o mesmo mês deste ano na cidade de São Paulo – que serve de base para a região. Já a média geral do mercado imobiliário foi de valorização de 12,6% no mesmo período, ainda de acordo com o FipeZap.

publicidade

Comentários