Crescem os descontos nos preços de imóveis

0

Construção Civil - Metroviche (Custom)
Somente 22,1% das vendas em 2015 foram realizadas pelo preço original; média de descontos foi de 8,8%.

publicidade

A média de desconto praticada nas transações imobiliárias realizadas em 2015 atingiu 8,8%. É o que aponta o índice FipeZap divulgado esta semana. É o maior patamar já registrado na série histórica do levantamento. O resultado reforça a expectativa de queda futura nos preços dos imóveis.

Os dados apontam que os descontos vêm subindo desde março de 2015, quando estava em 6,8%. Até dezembro de 2015, somente 22,1% das compras reportadas nos 12 meses anteriores foram realizadas pelo preço original.
A pesquisa FipeZap aponta ainda que 58% dos que pretendem adquirir um imóvel aguardam redução nos preços ao longo deste ano.

publicidade

Além disso, 24% dos entrevistados têm perspectiva de que os preços fiquem iguais e a ideia de que os preços devem aumentar é de 18%.

A intenção de compra de imóveis subiu para 43% no quarto trimestre de 2015, frente a 40% até setembro.
O porcentual de investidores no mercado imobiliário residencial permaneceu praticamente constante ao longo do quarto trimestre de 2015, respondendo por cerca de 40% no acumulado em 12 meses.

publicidade

Sobre as perspectivas de longo prazo do setor, quando perguntados sobre as expectativas para os próximos 10 anos, 30% dos que pretendem adquirir um imóvel declararam aguardar um crescimento dos preços acima da inflação, o menor patamar já verificado no Raio-X FipeZap.

Para a pesquisa foram entrevistados 2.820 pessoas entre os dias 7 e 27 de janeiro.

Comentários