Início Cidades Defensoria Pública obtém liminar que obriga poder público a matricular garota com...

Defensoria Pública obtém liminar que obriga poder público a matricular garota com síndrome de Down em escola especializada

0

Uma adolescente de 17 anos com síndrome de Down obteve, por meio da Defensoria Pública de SP, uma decisão judicial liminar favorável que lhe garante a matrícula em uma escola particular de Osasco, onde vive, apta a atender estudantes com necessidades estaduais.

publicidade

O poder público municipal deverá custear os gastos. A decisão determina, ainda, o fornecimento pelo Município de transporte especializado entre sua casa e a escola.

Desde os 8 anos de idade, a jovem frequenta escolas públicas comuns, tendo passado por três unidades. Ela está quase no final do ensino fundamental, mas ainda não aprendeu a ler e a escrever.

publicidade

De acordo com os Defensores Públicos Wladimyr Bitencourt e Christiane de Carvalho, responsáveis pelo caso, a adolescente vem recebendo suspensões mensais da escola onde está matriculada, devido ao despreparo dos funcionários para lidar com suas necessidades.

Um relatório médico atesta que a garota precisa de auxílio psicopedagógico especializado, fonoterapia e terapia ocupacional, entre outros atendimentos. A Defensoria argumentou que o poder público tem a obrigação de garantir educação especializada a quem precise, ainda que o faça arcando com os custos de escola privada.

publicidade

A Defensoria enfatizou que a Constituição assegura a todos o direito à educação. Já o Decreto nº 3.298/99, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, estabelece a garantia de ensino especializado público ou privado.

Outro argumento jurídico apontado é a vedação à exclusão de pessoas com deficiência do sistema educacional, prevista na Convenção Internacional sobre Direitos das Pessoas com Deficiência.

A decisão liminar favorável foi proferida no último dia 10/2 pelo Juiz Olavo Sá Pereira da Silva, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Osasco.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCharge
Próximo artigoPrefeitura inaugura parque no Conjunto dos Metalúrgicos