Descentralização na saúde é principal avanço, diz Gil

0

“Estamos preparando o pronto-socorro do Parque Imperial e a Policlínica do Engenho Novo”, diz prefeito / Foto: Fio/PMB
“Estamos preparando o pronto-socorro do Parque Imperial e a Policlínica do Engenho Novo”, diz prefeito / Foto: Fio/PMB

publicidade

Fernando Augusto
Leandro Conceição

Após 10 meses de governo, o prefeito de Barueri, Gil Arantes (DEM), diz que o principal avanço de sua administração acontece na área da Saúde. Segundo ele, a anunciada descentralização na área está encaminhada com as recentes inaugurações do Pronto Socorro do Engenho Novo, a Policlínica do Jardim Silveira e a Farmácia Municipal 24 horas.

Área foi criticada no início do governo

publicidade

“Estamos preparando o pronto-socorro do Parque Imperial e a Policlínica do Engenho Novo para o ano que vem. É o nosso projeto de descentralização da saúde”, disse o prefeito nesta semana, quando acompanhou visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) a Cotia na quarta-feira, 2.


LEIA TAMBÉM:
Itapevi: Jaci Tadeu destaca entrega de novas creches
Para Lapas, principal avanço da gestão é o planejamento
Sergio Ribeiro: parte do novo Centro de Carapicuíba fica pronta em março

publicidade

 

A área da Saúde foi uma das mais criticadas durante os primeiros meses do governo. Para melhorar o atendimento, uma das medidas será restringir o acesso nas unidades que não têm pronto-socorro. Na Saúde, “vários serviços são exclusivos dos moradores da cidade”, afirma o prefeito.

Também estão previstas ações como a reforma e ampliação do pronto-socorro do Jardim Mutinga, ampliação do pronto-socorro central e mais três policlínicas além da que foi entregue no Jd. Silveira.

Na área da Habitação, Gil Arantes diz que pretende entregar 4 mil moradias, mas admite problemas.

“O poder de investimento desse ano foi usado na recuperação dos cofres públicos, então não conseguimos fazer ainda o investimento que desejávamos. Mas estamos nos organizando, contratamos uma empresa para fazer o plano municipal de habitação. Estamos em negociação com a CDHU e com o governo federal”, afirmou.O prefeito foi um dos que participou de encontro com o secretário do estado da Habitação nesta quinta-feira, 3. (leia na página 4)

Outra iniciativa que já foi implantada é o programa Prefeito no Seu Bairro, que aos finais de semana leva serviços públicos para os bairros, como emissão de documentos.

Neste sábado, 5, o evento acontece na Emef Egídio Costa, no Jardim Califórnia, das 8h às 17h.

Cidade reduzirá atendimento a
moradores de municípios vizinhos 

Com objetivo de atender prioritariamente moradores de Barueri nos serviços públicos, a Prefeitura criou o chamado Cartão Barueri.

De acordo com o prefeito Gil Arantes, na área educacional, “os alunos de outras cidades que já estão [na rede] terminam os cursos que estão fazendo. Por exemplo, quem estiver no ensino fundamental, termina o curso sem problema nenhum. Mas, para entrar [na rede municipal de ensino], terá de ter o Cartão Barueri”, explica.

Já nas maternais a mudança será radical: “crianças que não forem moradoras da cidade vão perder as vagas, porque tem mais de 800 crianças que ocupam vagas de crianças de Barueri nas maternais”.

A medida passa a valer já nos pedidos de matrícula para 2014, cujas inscrições – chamadas de “reserva de vaga” – acontecem de 7 a 15 de outubro.

Comentários