Dia do Profissional de Segurança do Trabalho

0

Por Antonio Rodrigues (Toninho do Caps) – Vice-presidente do Sintrasp e Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalhador da FESSPMESP

publicidade

Na quinta-feira, 27, foi comemorado o Dia do Profissional de Segurança do Trabalho. Como representantes da categoria dos servidores, sabemos a importância da data e desses profissionais que trabalham 365 dias por ano em prol da saúde e da vida de nossos trabalhadores.
Foi em 1985 que as profissões do Técnico de Segurança do Trabalho e do Engenheiro de Segurança do Trabalho foram regularizadas através da Lei nº 7.410. Além disso, todos os processos que envolvem a saúde e a segurança do trabalhador estão registrados nas Normas Regulamentadoras.
Com isso, as atividades desempenhadas pelos profissionais são reduzir ou eliminar os riscos à saúde do trabalhador; orientar e treinar sobre as normas de segurança do ambiente e a medicina do trabalho, além de orientar o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
A data também nos remete ao dia 27/7, quando é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, pois, mesmo com a preparação desses profissionais, o Ministério da Previdência ainda aponta cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho no Brasil todos os anos. As principais causas desses acidentes são maquinário velho e desprotegido, assédio moral, mobiliário e tecnologia inadequada e desrespeito a diversos direitos do trabalhador. Tudo isso demonstra o frequente descaso da empresa em relação à segurança do trabalhador.
Mesmo com os dados ainda alarmantes, o sindicato parabeniza os profissionais, pois acredita que seu trabalho é essencial para que não ocorram mais desastres, já que se dedicam para oferecer melhores condições de segurança para todos trabalhadores do país.

publicidade

Comentários