Início Opinião Dia do Trabalhador reconhece perseverança na luta por direitos e garantias

Dia do Trabalhador reconhece perseverança na luta por direitos e garantias

0
Álvaro Ferreira da Costa: Estamos na luta contra as Reformas Trabalhista e da Previdência
Álvaro Ferreira da Costa, presidente do do Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos)

alvaro
Álvaro Ferreira da Costa, presidente do Sindicato dos Gráficos de Barueri, Osasco e Região (Sindigráficos)

publicidade

Muito mais do que um feriado, o 1º de Maio, quando comemoramos o Dia do Trabalhador, nos remete para uma reflexão sobre todos os direitos que já conquistamos exercendo nossa cidadania e união. Hoje, temos a consciência que não somos meros instrumentos de nossos patrões que visam apenas o lucro, sabemos que somos cidadãos com deveres, direitos e garantias, e lutamos por isso!

Neste sentido, o papel dos sindicatos se fez necessário nesta luta, ao representar oficialmente os trabalhadores e lutar para conquistar novos direitos, manter os empregos e continuar buscando garantias para a classe trabalhadora.

publicidade

Esta luta teve uma passagem muito importante no dia 1º de maio de 1886, quando trabalhadores de Chicago, nos EUA, realizaram uma manifestação reivindicando a redução da carga horária de trabalho de 13h para 8h diárias e demais melhorias em suas condições de trabalho. Tal ato reivindicatório resultou em uma greve geral dos trabalhadores e, poucos dias após, um conflito entre policiais e trabalhadores resultou na morte de alguns manifestantes. O acontecimento gerou revolta e causou demais enfrentamentos entre os grupos, resultando na morte de 12 manifestantes e demais feridos. Assim, no dia 20 de junho de 1889, a Segunda Internacional Socialista oficializou o Dia do Trabalhador em 1º de Maio de todos os anos. No Brasil, a data foi consolidada em 1925.

Sendo assim, o Dia do Trabalhador celebra a luta e as conquistas dos trabalhadores, além de reconhecer a perseverança e dedicação da classe trabalhadora de vários países em buscar melhores condições trabalhistas.

publicidade

Para comemorar ao lado do trabalhador este dia tão importante para o movimento sindical, nosso Sindicato estará no 1º de Maio da Força Sindical com o lema “Gerar Empregos e Garantir Direitos”, que, neste ano, acontece no próximo domingo, das 9h às 15h, na Praça Campo de Bagatelle, zona norte de São Paulo.

Convidamos a todos para celebrar o Dia do Trabalhador ao nosso lado, de diversos sindicatos, da nossa central e de inúmeras categorias que estarão presentes.

Comentários