Início Cidades Dialogo: caminho para o desenvolvimento

Dialogo: caminho para o desenvolvimento

0

No passado os economistas acreditavam que o crescimento era exatamente a mesma coisa que desenvolvimento. Muitos eram aqueles que argumentavam que bastava a economia crescer para que todos os problemas estivessem resolvidos.

publicidade

Os anos 1970, a era do “milagre econômico” jogou essa teoria por terra. Naquele período a economia cresceu em média 7% ao ano, no entanto de maneira exponencial se elevou a desigualdade.
E foi a extrema desigualdade desse período que contribuiu para que nos anos seguintes a nação mergulhasse em um tempo de muita crise e descrença, a era da “década perdida” que felizmente guardamos distância.
É muito importante retomar essa reflexão para que fique absolutamente claro o quanto é importante o dialogo democrático para a construção de um projeto de desenvolvimento.
O dialogo, quando realizado de maneira a garantir pluralidade das ideias, possibilita a apresentação das mais diferentes propostas em relação ao conjunto de temas relevantes para a economia e para a sociedade. É por meio do dialogo que se possibilita realizar sempre as melhores escolhas.

Desse modo sempre valorizei muito as representações dos diferentes segmentos da sociedade nos diversos Conselhos e Fóruns de participação institucionalizados em nossa cidade e nosso país.
E recentemente confesso que me senti profundamente representada quando a Presidenta Dilma apresentou o Decreto 8.243 que institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS).
Esta proposta estabelecerá um forte protagonismo dos movimentos sociais e da sociedade civil com a administração pública.
Na medida em que sempre defendi a necessidade de ampliação da participação social nos governos tenho certeza que esta proposta pode ser a primeira de muitos passos que poderão contribuir com o amadurecimento do exercício do dialogo na agenda local e nacional.

publicidade

Essa medida que agora é proposta em nível nacional tem todo o meu apoio e fortalece a nossa inspiração para que em Osasco possamos seguir ajudando na construção de um caminho de desenvolvimento que tem no dialogo uma das suas marcas essenciais.

Mônica Veloso é diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTrabalhadores da B2W suspendem paralisação
Próximo artigoDesemprego em maio fica estável