Início Cidades Barueri Dias 28 e 29 serão abertas inscrições para curso gratuito de informática...

Dias 28 e 29 serão abertas inscrições para curso gratuito de informática em Barueri

0
Foto: Lourivaldo Fio / Secom

O Programa Qualifica, oferecido pela Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), oferece cursos gratuitos de informática básica e intermediária e está com vagas abertas.

publicidade

Os interessados em participar dos cursos poderão inscrever-se nos dias 28 e 29 de agosto. Basta comparecer no Centro de Desenvolvimento da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho, onde ocorrem as aulas, localizado na rua Guilhermina Carril Loureiro, 100, Centro – Barueri, portando os documentos necessários. Há duas modalidades: informática básica e informática intermediária.

Os cursos possuem carga horária total de 48 horas. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira durante 24 dias úteis em quatro opções de horário: das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 13h às 15h e das 15h às 17h. Os alunos concluintes recebem certificado. As novas turmas têm início previsto para o dia 11 de setembro.

publicidade

Para frequentar o curso de informática básica é preciso ser morador de Barueri, ter 16 anos ou mais e estar cursando ou já ter concluído o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Os documentos exigidos para a matrícula são: RG, CPF, comprovante de endereço e histórico ou declaração escolar.

Já para o curso de informática intermediária, além de também ser munícipe e ter 16 anos ou mais, é preciso estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Para a matrícula é necessário levar RG, CPF, comprovante de endereço, histórico ou declaração escolar e o certificado do curso de informática básica, que pode ser do Qualifica ou não.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4199-0513 e 4163-1340.

Formatura  

publicidade

Além disso, no final de agosto acontece a conclusão do curso para a quinta turma atendida só neste ano pelo programa. São centenas de pessoas contempladas, desde adolescentes até a terceira idade, que agora estão totalmente capacitadas para atuarem profissionalmente na área.

“Informática, hoje em dia, é uma competência básica para todos nós e nosso objetivo é capacitar e proporcionar maior empregabilidade entre os moradores da nossa cidade. São cursos de ótima qualidade e que abrem muitas portas para quem busca uma vida melhor”, declara o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Joaldo Macedo Rodrigues (Magoo).

E foi justamente para atender às exigências do mercado que Rosemeire Vieira Cardoso Feliciano, de 47 anos, resolveu participar. “Hoje em dia, no campo do trabalho, é o que mais se exige. Eu vim em busca porque a oportunidade que a gente encontra aqui foi a melhor em termos de qualidade e também pelas condições, já que eu não tenho como pagar um curso aí fora”, afirma.

publicidade

Rosemeire está concluindo o nível intermediário agora, mas desde que fez o básico, meses antes, surpreendeu-se com a qualidade do curso e o preparo dos professores. “Vou ser bem sincera: eu pensei que por ser de graça não fosse ter uma qualificação como aí fora e acabei vendo que realmente são muito bem preparados”, garante.

Sua colega de turma, Ruth Alves Dias Ramos, de 39 anos, concorda. Ela aproveitou a oportunidade para se atualizar, pois a última vez que frequentou um curso de informática foi em 1997. “É muito bom, você vê que o aprendizado, a postura dos professores, a forma de ensinar fazem você aprender mesmo. Apesar de complexo, é um curso muito bom”, diz.

O Qualifica é uma parceria do município com as empresas Assinco, Advanta e DDCom, que cedem seus profissionais mais qualificados para ministrarem as aulas.

publicidade