Dicas para manter a saúde no inverno com o Dr. Bactéria

0

7-Dr. Bacteria (Medium)Com a tentativa de evitar ou pelo menos minimizar os efeitos do frio, temos uma gama de procedimentos que nossas mães vivem nos dizendo como mantenha tudo bem fechado e não tomar soverte. O que não sabemos é que estas informações são totalmente erradas e podem acarretar em problemas de saúde. Veja as dicas do biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, que contrapõem orientações tradicionais:

publicidade

1) Mantenha tudo bem fechado (janelas): Este ato pode acarretar na diminuição da aeração da casa, sobretudo os quartos, com uma concentração de poeira. Este material, aliado a uma umidade pode servir como um verdadeiro banquete para ácaros que, ao se alimentar liberam cápsulas microscópicas fecais que podem agravar ou causar processos relacionados a doenças respiratórias, como asma. Isto sem falar na concentração de esporos de fungos (bolores) que podem agravar estas situações. O que fazer? Manter arejados os ambientes internos. Abrir as janelas entre 10h da manhã e 17h.

2) Não tome sorvete ou gelado! Realmente se trata de uma lenda, sorvetes, sobretudo os mais calóricos (com chocolate ou leite condensado) não acarretam de maneira alguma em nenhum tipo de doença, nem infecções de garganta, resfriados ou gripes. Ao contrário, se tratam de alimentos que podem até evitar, quando integrantes de uma nutrição adequada, várias doenças, inclusive as citadas.

publicidade

3) Coloque uma bacia de água no quarto para manter a umidade ambiente: Esta informação é baseada na ideia que o ar seco pode implicar na suspensão de poeira na casa agravando processos respiratórios.
Inicialmente pode parecer até uma informação correta, mas, sou totalmente contra este procedimento, pois um aumento da umidade ambiental pode acarretar em um aumento da população de ácaros (que adoram quartos úmidos) e estes sim, podem aumentar a incidência de doenças respiratórias.

Outros procedimentos que devem ser efetuados para se evitar doenças:
– Lavar muito bem as mãos!
– Não permitir que fumem em ambientes internos.
– Nos casos de ônibus e metrôs, não esquecer de deixar algumas janelas abertas, por mais frio que pareça, isto implica em uma renovação de ar e diminuição da presença de poluentes.

publicidade

Comentários