Dilma lidera pesquisa Ibope com 54% e Datafolha com 53% dos votos válidos

0
Petista e tucano fazem uma das eleições mais acirradas da história

Na pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) abre vantagem no 2° turno com 54% dos votos válidos, em relação a Aécio Neves (PSDB) que aparece com 46%. Os oitos pontos de diferença, estão acima da margem de erro de dois pontos.

publicidade

A pesquisa também aponta o número de indecisos que está em 3% e 7% dos eleitores que pretendem anular ou votar em branco.  Comparando com a pesquisa anterior do Ibope, divulgada no dia 15, Dilma cresceu de 49% para 54% e Aécio caiu de 51% para 46% nos votos válidos.

Petista e tucano fazem uma das eleições mais acirradas da história
Dilma abre vantagem sobre Aécio

Nos votos totais, Dilma cresceu seis pontos de 43% a 49%, enquanto Aécio perdeu quatro pontos de 45% a 41%. Os indecisos  eram 5% e agora são 3%. Não houve alteração no número de brancos e nulos. A rejeição de Aécio aumentou de 35% para 42% do eleitorado e Dilma manteve os 36% dos eleitores, que não votariam nela.

publicidade

A pesquisa Ibope foi realizada entre segunda, 20 e quarta, 22, ouvindo 3.010 eleitores de 203 municípios de todas as regiões do país. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou menos.

Datafolha: Dilma abre seis pontos de vantagem 

publicidade

Na pesquisa Datafolha, que também foi divulgada hoje, mostra Dilma Rousseff com 53% das intenções de voto, enquanto Aécio Neves tem 47%.  Nos votos totais, a petista alcança 48% e o tucano 42%. Votos brancos e nulos somam 5%, não souberam dizer em quem vão votar são 5% também.

Nas quatro pesquisas anteriores do instituto no segundo turno, houve empate técnico entre os candidatos. As duas primeiras mostravam o tucano numericamente à frente por 51% a 49% e as duas últimas com a petista numericamente à frente por 52% a 48%.

O Datafolha também levantou dados sobre a avaliação governo Dilma e 44% julgam a administração “boa ou ótima”, em comparação ao levantamento anterior que tinha 42%. A pesquisa também mostra que 41% dos eleitores não votam em Aécio de jeito nenhum. A rejeição do tucano que era 34%, subiu 7 pontos nas duas últimas semanas. Em duas semanas Dilma diminuiu em 6 pontos a taxa de rejeição, que era 43% e caiu para 37%.

O Datafolha ouviu 9.910 pessoas de quarta, 22 a quinta, 23. A pesquisa tem um nível de confiança de 95%, com margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR- 1162/2014.

Comentários