eCidadão: apps aproximam população e governo

0

Os inúmeros aplicativos para smartphones e tablets cada vez mais trazem entretenimento e serviços às pessoas, que podem ter acesso a diversas informações na palma da mão. Agora essa tendência do setor privado começa a ganhar espaço também entre os serviços públicos. Os apps cada vez mais estão sendo empregados para estreitar as relações entre o cidadão e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, constituindo um novo canal de comunicação para solicitação de serviços, reclamações, sugestões e acesso a informações.

publicidade

SEGURANÇA MÓVEL8 - sinesp copy

No início do ano o Ministério da Justiça lançou o “Sinesp Cidadão”, um aplicativo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Sinesp), Denatran e das polícias civis de cada estado para ajudar no combate a roubos e furtos de veículos em todo o país. Por ele é possível fazer uma busca com os dados da placa do veículo e consultar todas as características: cor, modelo, ano. Se o carro for roubado, aparece um alerta vermelho. O aplicativo está disponível para smartphones com sistema Android ou IOS.

publicidade

BARUERI TEM APLICATIVO

Algumas cidades estão investindo nessa ferramenta. Na região, Barueri foi a primeira a lançar um serviço móvel (ou mobile, como chama o mercado), em março: o App Barueri,
que surgiu para aproximar população e Prefeitura.

publicidade

Com o aplicativo o munícipe pode informar uma situação e acompanhar as providências
tomadas. O programa está disponível para smartphones com sistema Android e iOS (Apple). Pode ser baixado gratuitamente nas lojas online Google Play e Apple Store.Para registrar uma informação basta selecionar a área de interesse, fornecer alguns dados para receber uma resposta da Prefeitura via e-mail. O cidadão também poderá consultar suas solicitações pelo portal: www.barueri. sp.gov.br.

ELEIÇÕES NA PALMA DA MÃO

Aproveitando a onda de aplicativos para quase todo tipo de atividade e as facilidades que proporcionam ao usuário a Justiça Eleitoral lançou o aplicativo “Candidaturas”, que permite a visualização dos candidatos que estão concorrendo às eleições gerais de 2014 por cargo e unidade da Federação.

O aplicativo para plataforma Android e iOS pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store. Com o programa os eleitores poderão acessar informações como nome completo do candidato, nome escolhido para urna, legenda, situação do registro de candidatura, cargo, partido, coligação e o link para o site do candidato. Todas as informações são fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e atualizadas diariamente.

LEGISLATIVO MAIS ACESSÍVEL

Nesta semana foi a vez da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba lançar o aplicativo “O vereador e você”, desenvolvido pela empresa Z-Tec para ser um canal de comunicação entre o munícipe e o Legislativo Municipal. A ferramenta também está disponível para os dois principais sistemas operacionais mobile do mercado, Android e iOS.

No primeiro acesso o usuário faz um cadastro e depois poderá fazer solicitações, sugerir melhorias para a cidade, propor ao vereador indicações, requerimentos, moções, agendar audiências, acompanhar a rotina do legislativo, entre outros.

 

 

 

8 - sinesp copy (Small)

Comentários