Início Opinião Editorial: Medidas impopulares

Editorial: Medidas impopulares

0

Brasília - O presidente interino Michel Temer dá posse ao novo ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Brasília – O presidente interino Michel Temer (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

publicidade

O principal mote da campanha do impeachment de Dilma Rousseff foi o “Não vou pagar o pato”. Com a liderança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o marketing se baseou na ideia de que aumentar impostos não é saída para a crise. O presidente interino Michel Temer, portanto, deve ter sérios problemas para emplacar o aumento de receitas que pretende fazer em 2017.

Foi divulgado nesta quinta-feira, 14, que o governo estuda a criação ou aumento de tributos para arrecadar R$ 8 bilhões ano que vem. A CPMF, por enquanto, está descartada, por ser extremamente impopular. Além disso, ficaria muito evidente a mudança de discurso, já que quando Dilma propôs a volta da contribuição, a gritaria da oposição e setores empresariais foi grande.

Quando o impeachment for confirmado pelo Senado, e tudo indica que será, devem ser tomadas as medidas impopulares, como o próprio Temer já admitiu em reunião com empresários. Com amplo apoio no Congresso e um novo presidente da Câmara alinhado com sua pauta, Temer deve aprovar a PEC do teto de gastos, que engessa os investimentos do país por 20 anos, reforma previdenciária, terceirização e, caso não haja ampla mobilização da sociedade, aumento da jornada de trabalho.

publicidade

A economia deve, realmente, sair do fundo do poço, devido à retomada de confiança. Mas, para a classe trabalhadora, as medidas que virão certamente irão no sentido de perda de direitos historicamente conquistados.
A eleição para presidência da Câmara na noite de quarta-feira mostrou a profunda crise pela qual passa a esquerda brasileira. Enquanto os setores progressistas se dividem, os partidos neoliberais surfam na onda conservadora da sociedade.

publicidade