Educação a Distância é opção para quem procura qualificação

0

Mariane Araújo

publicidade

A maioria das instituições de ensino oferece atualmente a modalidade de Educação a Distância (EaD). Os cursos à distância, assim como os presenciais, possuem a mesma metodologia de ensino, com trabalhos e avaliações, além de oferecerem diplomas.

Segundo Ivete Palange, Conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), a área de humanas é a mais procurada, sobretudo cursos referentes à Educação e Ciências Sociais. “Mas, atualmente, pudemos observar que está havendo uma maior oferta e procura para cursos da área tecnológica”, diz.

publicidade

EaD é preferência para quem deseja flexibilidade

De acordo com a coordenadora de cursos da Anhanguera de Osasco, professora Marina Cristina Villela, o ensino EaD proporciona uma boa relação de custo/benefício ao interessado. Além disso, “as novas tecnologias têm contribuído muito para o aumento na procura pelos cursos e o mercado de trabalho tem absorvido bem os egressos”. Mas é preciso disciplina. “O aluno administra seu tempo e espaço de forma mais autônoma. Há uma ruptura de paradigmas com a educação presencial e as características da ação colaborativa entre os envolvidos (aluno, professor, tutor) remetem ao caráter democrático da educação à distância”, avalia.

A estudante Ana Caroline, que possui diversos cursos EaD no currículo, frisa que quem opta por esta modalidade deve ter responsabilidade. “Eu já fiz cursos à distância no Senac, na Fundação Getúlio Vargas e também do Sebrae. Mas não é tão fácil fazer um curso on-line, a pessoa deve ter compromisso com os horários e tarefas, ao contrário, o curso não vai ser bem aproveitado e o tempo será perdido”.

publicidade

Concurso nacional de bolsas de estudos

A Anhanguera Educacional oferece 70 bolsas integrais para cursos presenciais e de Educação a Distância (EaD) em concurso nacional de bolsas de estudos. O candidato interessado em participar do concurso deve se inscrever até o dia 30 de julho no vestibular da Anhanguera (www.vestibulares.br), realizar a prova e efetuar a matrícula. A lista dos ganhadores será divulgada no dia 20 de agosto, por meio do site de inscrição.

Comentários