Início Opinião Educação sim, autoritarismo não

Educação sim, autoritarismo não

0

Com a Medida Provisória 746/2016, sem nenhum debate com a sociedade, o governo Temer quer, sob o argumento da flexibilização da grade curricular, uma precarização do Ensino Médio, que diminuiria o acesso dos alunos a disciplinas como Artes, Sociologia e Filosofia, entre outras. Na prática, o autoritário governo Temer pretende reduzir o acesso dos nossos jovens a áreas que trabalham no desenvolvimento do pensamento crítico.

publicidade

“Na prática, a reforma do Ensino Médio configura um retrocesso de décadas ao instituir, sob o argumento da flexibilização, um aligeiramento e uma precarização desse nível de ensino, descaracterizando a oferta do Ensino Médio como direito de todos”, alertou a presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Iria Brzezinski, em audiência no Senado na quarta-feira, 9.

Outras críticas à reforma do Ensino Médio citadas na audiência foram o fato de estabelecer a ampliação a carga horária sem citar melhora na estrutura das escolas e alternativas para incentivar o conhecimento amplo, para além das disciplinas de sala de aula.

publicidade

O modo autoritário como o governo Temer pretende colocar em prática a reforma do Ensino Médio e outras medidas, e a PEC do Teto de Gastos – que deve reduzir os investimentos em áreas como Educação e Saúde – levam milhares de estudantes a ocuparem escolas por todo o país.

Sem oportunidade de serem ouvidos, foi a alternativa encontrada pelos jovens para alertar a sociedade para os riscos destas propostas do governo Temer para o futuro do nosso país, como o aumento da desigualdade social junto à uma redução dos nossos direitos.
Em Osasco, vamos realizar na Câmara Municipal, no próximo dia 21, às 19h, uma audiência pública sobre a reforma do Ensino Médio. Participe, vamos nos unir para defender um ensino de qualidade aos nossos jovens!

publicidade

Valdir Roque 
Vereador, líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Osasco

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui