Em Barueri, Papa-Entulho recolheu gratuitamente 320 mil quilos de resíduos em nove meses

0
Foto: Fernando Fóca/Secom

Entre o início de janeiro e o dia 18 de setembro deste ano, a Prefeitura de Barueri recolheu, por meio do programa Papa-Entulho da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), cerca de 320 mil quilos de resíduos em big bags (sacos flexíveis), contendo restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos. 

publicidade

Foram atendidas, no total, 20.180 solicitações. O benefício é prestado gratuitamente pela Prefeitura de Barueri por meio da lei municipal 2.580, de 5 de dezembro de 2017, que estabelece o serviço de coleta residencial de entulho. 

O Papa-Entulho é gratuito e tem como objetivo conscientizar a população sobre o perigo do descarte irregular de entulhos e cacarecos em ruas e calçadas, e eliminar os considerados pontos viciados.

publicidade

Como solicitar o serviço

É prestado por meio de empréstimo dos chamados big bags, que podem ser solicitados à SSM pelo telefone 4162-7300, WhatsApp 94191-0416 ou pelo e-mail ssm@barueri.sp.gov.br.

Ao receber o big bag, o morador assina um termo de uso e devolução. O equipamento é recolhido pelo caminhão do Papa-Entulho após três dias úteis ou quando estiver cheio.

publicidade

* O serviço é social e não está disponível para indústrias, comércios, prédios (comerciais ou residenciais) e conjuntos residenciais. 

O que pode ser coletado  

Em cada big bag é permitido colocar somente resíduos de construção residencial, cacarecos ou inservíveis e madeiras. Lixo orgânico não será recolhido. Assim, também, como materiais que estiverem fora do equipamento. 

O big bag deverá ser colocado na calçada em frente à residência, de maneira que não atrapalhe a circulação de pedestres e não pode ser transportado para utilização em outro endereço.

Comentários