Em Parnaíba, inauguração de presépio e decoração natalina encanta moradores e visitantes

0
Iluminação de Natal foi inaugurada dia 7 / Foto: Linda Marinho

Na noite de sábado, 7, a Prefeitura de Santana de Parnaíba inaugurou a iluminação de Natal na Praça 14 de Novembro, que foi tomada por luzes, neve artificial e por todo clima natalino, graças à inauguração do Presépio e à decoração de Natal.

publicidade
Iluminação de Natal foi inaugurada dia 7 / Foto: Linda Marinho
Iluminação de Natal foi inaugurada dia 7 / Foto: Linda Marinho

Considerado um dos mais antigos e preservados conjuntos arquitetônicos do Estado de São Paulo, com a iluminação de Natal, a cidade revela o colorido da festa e o charme de suas casas antigas.

Na ocasião, o Padre João Lúcio, abençoou o Presépio. Em seguida, o Papai Noel e as suas ajudantes chegaram à Praça 14 de Novembro em uma bela carruagem, trazendo alegria e o espírito natalino.

publicidade

Desde que se mudou para a cidade, a moradora Eliana Baccelli, não deixa de participar das festividades. “Eu venho há oito anos. E sempre me surpreendo. Cada ano algo diferente e esse ano, a praça está ainda mais bonita”.

Ansiosos para tirar fotos com o Papai Noel, os irmão Giovanna e Kawan Santos da Silva de Itapecerica da Serra, contaram o que iriam pedir ao bom velhinho. “Eu achei tudo lindo quando o Papai Noel chegou. Eu quero a escola Monster High e meu irmão um veloster”, contou Giovanna.

publicidade

Presépio
Todos os anos, o presépio de Santana de Parnaíba atrai milhares de turistas e fiéis à cidade. Confeccionado pela Oficina Artística Cultural, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a ornamentação, considerada uma das maiores do Estado de São Paulo, retrata a verdadeira história que envolve o nascimento de Jesus Cristo. Montado na Praça 14 de Novembro, o presépio conta com uma área total de 300 m2.

Composto por 36 bonecos, sendo 15 de figuras humanas e 21 de animais, mecanizados em tamanho natural, o presépio reúne vários personagens que compõem a história de Jesus Cristo, com destaque para a Sagrada Família, os Reis Magos e os pastores. No adorno, também será possível encontrar diversos animais, também mecanizados e em tamanho natural, como camelos, vacas, ovelhas, burros, bezerros, bois, dromedários e cabritos.

Seguindo a tradição portuguesa, o Presépio terá a imagem do menino Jesus na manjedoura, que será inserida somente no dia 24. Antes disso, Maria, a mãe de Jesus, está representada grávida. O adorno também conta com moinho, monjolo e Castelo do Papai Noel.

Vale ressaltar, que na Praça da Bandeira, ainda foi montada uma área para alimentação e, no Largo da Matriz, a Feira de Natal, com barracas de artesanato. As atrações natalinas podem ser visitadas todos os dias, das 08 às 24h, até o Dia de Reis, celebrado em 06/01/2012, quando acontece a apresentação da Folia de Reis.

Cantatas

No mesmo dia da inauguração do Presépio, tiveram início as apresentações das tradicionais Cantatas de Natal, que acontecem sempre às 20h, e contam com a participação de corais da cidade e da região. A abertura da programação deste ano ficou por conta dos Trovadores Urbanos com o “Show dos Noéis”. Já no domingo, foi a vez de o público conferir a apresentação dos Trovadores Urbanos Mirins.

As apresentações das Cantatas de Natal de Santana de Parnaíba se estendem até o dia 25.

Comentários