Em Parnaíba, Marmo venceria novamente, aponta pesquisa

0

manchete_504Na quarta-feira, 21, o Instituto MAS divulgou pesquisa de intenção de votos em Santana de Parnaíba, diante da possibilidade de ocorrer nova disputa eleitoral na cidade.

publicidade

Na pesquisa espontânea, apenas o prefeito afastado Antônio da Rocha Marmo Cezar (PSDB), o prefeito interino, Elvis Cezar (PSDB), e o ex-prefeito Silvinho Peccioli (DEM) foram citados. Marmo foi lembrado por 46% dos entrevistados, Peccioli por 25% e Elvis, 1,5%.
Na pesquisa estimulada, Marmo tem 50,7% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito Peccioli aparece com 30,7% e Elvis Cezar com 3%. Na sequência, aparece Pedro Mori (PSB), com 2%; Guilherme Correa (DEM), com 1%; e Benedito Fernandes (DEM) com 0,2%. Os entrevistados que não sabem em quem votariam somaram 12,4%.

No embate direto entre Marmo e Silvinho, o prefeito afastado venceria com 55,7%, ante 33,4% de Silvinho. 10,9% disseram não saber.
Peccioli tem rejeição maior. 55,2% dos entrevistados não votariam no ex-prefeito. No caso de Marmo Cezar, a rejeição é de 33,2%.
Caso Marmo Cezar não possa se candidatar, mesmo em um embate direto entre Silvinho e Elvis, Peccioli seria derrotado. Isso porque o prefeito interino tem 47,8% das intenções de voto, contra 34,9% de Silvinho.

publicidade

De acordo com o cientista político Marcos Agostinho, do MAS Pesquisa, “não houve um crescimento para o grupo político do Marmo Cezar, mas sim, uma alta rejeição do ex-prefeito Silvinho Peccioli”, explica.

Avaliação do governo Marmo Cezar

publicidade

A pesquisa avaliou também os seis primeiros meses do governo Marmo Cezar. Na soma de ótimo, bom e regular positivo, a gestão teve 42%, enquanto na soma de regular negativo, ruim e péssimo, 23% dos entrevistados desaprovaram o governo. 35% não aprovaram nem desaprovaram.

Com margem de erro de 4 pontos percentuais, a pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de junho com 404 entrevistados, todos moradores de Santana de Parnaíba, maiores de 16 anos. Ao todo, foram 47% homens, e 53% mulheres.

Elvis assume Prefeitura e Nequinho presidência da Câmara

O novo presidente do Legislativo
O novo presidente do Legislativo

O presidente da Câmara de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), assumiu interinamente a Prefeitura na tarde da terça-feira, 20, em sessão solene na Câmara Municipal. Durante a cerimônia, Elvis reafirmou que a cidade deve ter nova eleição para escolher o prefeito. “Vai ter nova eleição. Não tem tribunal nesse país que pode tirar o direito do povo eleger seu representante”.

Elvis chorou no plenário ao falar de sua trajetória política e a de seu pai, Marmo Cezar (PSDB), que teve de deixar o cargo na semana passada por ter tido o registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A negativa se deve à rejeição, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), das contas de Marmo quando foi presidente da Câmara Municipal da cidade, em 2000.

O Tribunal Regional Eleitoral deve convocar nova eleição na cidade, já que Marmo teve mais de 50% dos votos válidos no pleito do ano passado. Será definida uma data e o prazo de campanha eleitoral. As dúvidas são: se o prefeito afastado poderá concorrer em caso de nova eleição, ou se conseguirá reverter a situação na Justiça e voltar ao cargo.

Comentários