Início Cidades Empresa que desenvolve autoteste que detecta variantes do SARS-CoV-2 será instalada em...

Empresa que desenvolve autoteste que detecta variantes do SARS-CoV-2 será instalada em Cotia

0
Biolinker
Foto: Governo do Estado de São Paulo

A Biolinker, startup de biotecnologia incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e que desenvolveu um novo autoteste rápido para detecção do vírus SARS-CoV-2, vai instalar nova planta para produção de insumos em Cotia.

publicidade

A nova planta da empresa está localizada no parque industrial da cidade e será cinco vezes maior que o espaço onde a empresa atua hoje, de apenas 45 metros quadrados.

O teste rápido que a empresa vai produzir em Cotia pode ser feito em casa e o resultado sai em apenas 15 minutos, além de ter sensibilidade para todas as variantes do vírus.

publicidade

De acordo com Mona das Neves Oliveira, pesquisadora responsável pelo projeto, a capacidade de produção da empresa para o novo teste rápido será de 50 mil unidades por semana. Os insumos serão entregues às empresas clientes, que já têm plantas industriais certificadas na Anvisa para a montagem dos kits – que inclui a impregnação das fitas de testes, corte, acondicionamento em embalagens e outros procedimentos.

“Com o contrato que estamos fechando, nos comprometemos inicialmente a entregar essa quantidade de insumos. Se mais adiante a demanda for maior, aumentaremos também a escala de produção”, afirma Oliveira.

publicidade

De acordo com Oliveira, nessa nova planta de IFA (Insumos Farmacêuticos Ativos) será possível separar setores de forma bem definida, com aumento da escala e atenção às normativas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da Anvisa para o registro dos produtos.

O investimento que permitiu a construção da nova planta de IFA foi feito por um investidor-anjo, mas a empresa não revela o nome e o valor aportado. “O investidor nos procurou com interesse em biologia sintética e nos ofereceu uma mentoria que foi realizada ao longo de um ano. Em dezembro de 2021, recebemos o investimento. Além dos recursos, a mentoria nos ajudou muito a avaliar melhor os riscos e resultados e a estruturar melhor nossa equipe”, finaliza.

Comentários