EMTU inicia reforma no Terminal da Vila Yara

EMTU inicia reforma no Terminal da Vila Yara

7
Compartilhar
Foto: Ivan Cruz

Nesta semana, fotos de árvores cortadas no entorno do terminal de ônibus da Vila Yara (Amador Aguiar), em Osasco, começaram a circular as redes sociais com diversas críticas. O fato acabou chamando a atenção para a grande obra que está sendo executada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do Governo do Estado, para ampliação do Terminal Rodoviário, parte importante do projeto do Corredor Metropolitano Itapevi – São Paulo.

Publicidade

A reforma no Terminal da Vila Yara está prevista para ficar pronta ainda neste ano. Uma das principais melhorias será a ampliação das plataformas para atender as 39 linhas metropolitanas e municipais de Osasco e São Paulo. O valor estimado da reforma é de R$ 31,7 milhões e as obras deverão ser concluídas ainda este ano.

Além das intervenções de infraestrutura no térreo, o sistema viário do terminal receberá pavimento rígido e itens de acessibilidade em todas as plataformas como rampas, comunicação visual, piso tátil, entre outras melhorias.
Já no piso superior, as lojas e sanitários públicos serão renovados, além da construção de salas para apoio administrativo e operacional e de uma praça de convivência que contará com bicicletário, playground e equipamentos de ginástica.

Durante as reformas é possível que alguma plataforma fique interditada e os ônibus sejam transferidos para outra, sem prejudicar o atendimento.

Empresa fará compensação ecológica

Para conseguir fazer as reformas no Terminal Amador Aguiar, a EMTU solicitou autorização para a supressão (corte) de algumas árvores do entorno. Isso porque todo o viário do entorno terá de ser deslocado para ampliação das plataformas. A autorização da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) só foi possível porque a empresa firmou um Termo de Compromisso de Compensação Ambiental. No local da obra há uma placa informando sobre o processo público, que pode ser acompanhado por qualquer pessoa a partir de seu número: 113474/2017.

O termo prevê que a EMTU execute a compensação com o plantio de 20 mil metros quadrados de área com árvores nativas. O plano de compensação deverá ser apresentado em 6 meses, e o relatório de andamento nos 6 meses seguintes. Segundo nota enviada ao Visão Oeste pela Prefeitura de Osasco, é ela quem vai determinar as áreas a serem beneficiadas.

Compartilhar


Comentários

7 Comentários

  1. Aí João, nenhum valor paga a derrubada das arvores, esse lance de progresso a todo custo é coisa de países de 3º mundo, que não sabem fazer uma obra com uma arquitetura onde aproveitam as arvores que já existem. Este papo de compensação é balela, provavelmente vão plantar arvores longe da região que foram retirada as arvores originais. Esses editais não são confiáveis, existem manipulações de valores, todo mundo sabe disso, esses valores realmente estão muito auto, provavelmente você deve ser politico ou trabalha na prefeitura para defender estes valores absurdos.

  2. Aí João, nenhum valor paga a derrubada das arvores, esse lance de progresso a todo custo é coisa de países de 3º mundo, que não sabem fazer uma obra com uma arquitetura onde aproveitam as arvores que já existem. Este papo de compensação é balela, provavelmente vão plantar arvores longe da região que foram retirada as arvores originais. Esses editais não são confiáveis, existem manipulações de valores, todo mundo sabe disso, esses valores realmente estão muito auto, provavelmente você deve ser politico ou trabalha na prefeitura para defender estes valores absurdos.

  3. Michele:”nem precisa ser muito inteligente né pra ver que é muito dinheiro”, realmente percebe-se que você não é muito inteligente fazendo um comentário desse. Como uma pessoa que não sabe nada do assunto quer saber quanto custa para fazer uma obra? E segundo, baixe o edital da obra e verá os serviços que serão executados antes de criticar o valor. O valor da obra é o mais baixo apresentado em licitação, se da pra fazer por menos e ganhar tanto dinheiro abra uma empreiteira e de o valor mais baixo e ganhe “muito dinheiro”.

  4. Nossa vcs viram o valor da obra? Pelo amor de Deus isso é um prêmio da mega sena gente nem precisa ser muito inteligente né pra ver que é muito dinheiro pra uma obra dessa eeeeeeee Brasillllll

Faça seu comentário

Mais notíciasVereador apresenta em Osasco projeto para a “população carioca”
Mais notíciasAssociação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco apresenta diretrizes em programa de TV