Leandro Conceição

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Em coletiva de imprensa na terça-feira, 7, o prefeito de Itapevi, Igor Soares (PTN), apresentou um balanço das ações e projetos desenvolvidos nos primeiros dias de mandato e um diagnóstico da situação encontrada na administração municipal que, segundo ele, é de “abandono”.

“Nós encontramos um estado de abandono na prefeitura toda”, declarou Igor. O prefeito apresentou fotografias de problemas estruturais, como mofo, infiltrações, paredes rachadas e goteiras em escolas e unidades de saúde. Em uma delas, inclusive, uma funcionária usava um guarda chuva para proteger fichas de pacientes da água.

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De acordo com ele, no segundo semestre devem ser iniciadas reformas dos prédios do município, principalmente nas áreas de Educação e Saúde. Igor disse planejar “um mutirão de reformas nesses prédios sucateados e destruídos”.

Sobre ações desenvolvidas, o prefeito destacou o foco no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya; e para diminuir o drama das enchentes no município, com o desassoreamento de córregos.
Essas ações, avaliou, “não acabaram com as enchentes, mas os alagamentos tiveram um impacto muito menor do que nos anos anteriores”.

Saúde 

Na Saúde, o município tem um déficit de cerca de 50 médicos, principalmente especialistas, de acordo com o prefeito. Devem ser feitas contratações emergenciais para reduzir a demanda. “Acredito que em três meses a gente tenha esse problema amenizado”.

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Igor também afirmou que tem dialogado com hospitais e clínicas particulares para estudar possíveis parcerias com o município.

Ele usou como referência o “Corujão da Saúde”, adotado por João Doria (PSDB), em São Paulo. Em Itapevi, a ideia é que o atendimento a pacientes da rede pública no tempo ocioso da rede particular seja feito aos finais de semana.

Com R$ 47,7 milhões em dívidas, contratos são renegociados 

Na parte administrativa, Igor Soares afirma que a prefeitura de Itapevi soma R$ 47,7 milhões em dívidas.

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Para ajudar a reforçar os cofres do município, foram adotadas ações de austeridade, como a redução do número de secretarias municipais, de 20 para 16, de despesas nos órgãos do município e renegociação de contratos para reduzir os custos com fornecedores de 10% a 30%.

“Estamos negociando todos os contratos de locação [de imóveis]. Já conversamos com 90% dos locatários e quase todos eles aceitam reduzir o valor das locações para o município”, declarou o prefeito.

“A prefeitura paga hoje cerca de R$ 600 mil por mês em aluguéis, R$ 7 milhões por ano. A meta é economizar R$ 2 milhões”.

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O prefeito de Itapevi também ressaltou o recadastramento dos cerca de 5,1 mil servidores do município, para combater possíveis “fantasmas”. “Quem não fizer o recadastramento, vai ter o salário cortado”.

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