Enterro de Mandela será neste sábado

0

A presidente Dilma Rousseff discursou na cerimônia de homenagem a Nelson Mandela em Joanesburgo, na África do Sul, e disse que ele foi a maior personalidade do século 20. Dilma foi um dos líderes mundiais escolhidos para prestar tributo ao líder sul-africano na terça-feira, 10.

publicidade

“Nelson Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos maiores processos de emancipação do ser humano da história contemporânea: o fim do apartheid na África do Sul. O combate de Mandela e do povo sul-africano se transformou em um paradigma para todos os povos que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade”, disse Dilma.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que Nelson Mandela foi o último libertador do século 20. Ele comparou o sul-africano ao líder indiano Mahatma Ghandi e ao ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln – que, segundo ele, mantiveram os respectivos países unidos em um contexto de separação. “Ele compartilhou conosco suas falhas. Disse que não era um ‘santo, mas um pecador que continuava tentando’”, discursou Obama, citando as palavras de Mandela.
No sábado, o corpo será transportado de avião para Qunu, cidade onde Mandela nasceu e que já se prepara a recepção. (Com Agência Brasil)

publicidade

Comentários

publicidade