Início Cidades Erradicação do trabalho infantil é tema de fórum em Osasco

Erradicação do trabalho infantil é tema de fórum em Osasco

0
forum erradicação do trabalho infantil osasco (1)
Foto: Carolina Rodrigues

A Secretaria de Assistência Social de Osasco realizou nesta terça-feira (11) um fórum com o tema “O Trabalho Infantil que Ninguém Vê”. O encontro ocorreu na antiga sala Osasco, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, neste 12 de junho.

publicidade

Conselheiros tutelares, organizações do terceiro setor, sociedade civil e empresas parceiras participaram do fórum. O evento abordou a necessidade de se erradicar o trabalho infantil, que é um desafio global, bem como as ações existentes para retirar crianças e adolescentes de situação de trabalho, através de ações coordenadas.

forum osasco combate ao trabalho infantil (1)
Foto: Carolina Rodrigues

O município possui o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o programa Osasco Cidade Protetora, certificado destinado às empresas que atuam no combate ao trabalho infantil, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Além disso, por meio da Lei 5.336/2024, foi instituída em Osasco a Semana Municipal de Luta contra do Trabalho Infantil.

publicidade

Tanto o poder público quanto a sociedade civil podem oferecer novas oportunidades a essas crianças e adolescentes, como pontuou José Carlos Vido, secretário municipal de Assistência Social, representando o prefeito Rogério Lins. “Não existe caminho sem volta e todos os caminhos na nossa vida têm volta. É só uma questão de oportunidade”, destacou.

Em sua fala, a secretária Executiva da Infância e Juventude, Vitória Silvestre, destacou que as crianças são prejudicadas por conta do trabalho infantil. “Lugar de criança não é trabalhando, lugar de criança é na escola. Precisamos garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à aprendizagem”, disse.

Ainda dentro da programação, um debate abordou os avanços e desafios de Osasco no combate ao trabalho infantil mediado por Horácio Luiz, coordenador do PETI, com as presenças de Márcio Silva, conselheiro tutelar da unidade Centro, Aparecido Dias, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Osasco (CMDCA) e de Ana Paula Romeu, da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) Grande São Paulo Oeste, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

publicidade

Para denunciar o trabalho infantil, ligue no 156 ou no Disque 100 (Direitos Humanos). O atendimento é sigiloso e gratuito.