Escola testa horário alternativo

0
Foto: New Face Fotos

Foto: New Face Fotos
Foto: New Face Fotos

publicidade

O Colégio Nossa Senhora de Misericórdia, tradicional em Osasco, está com um projeto piloto para o ensino médio em 2016: em pelo menos uma das turmas, as aulas serão ministradas em um horário alternativo: das 8h40 às 15h30. Hoje, todas as turmas iniciam a partir das 7h.
A ideia surgiu após uma sondagem feita em 2014 na rotina dos alunos, conduzida pela coordenação pedagógica, durante as aulas de Orientação Profissional.
Ficou constatado que os alunos trocavam o sono da noite pelo da tarde, ocasionando uma série de problemas como atrasos e perda de produtividade nas aulas.
A escola se baseou também nos estudos neurocientíficos de Fernando Louzada e Sidarta Ribeiro para compreender o impacto da falta de sono adequado no desenvolvimento dos adolescentes. A recomendação de postergar o início do período de aula é uma alternativa que deve favorecer o relógio biológico dos alunos.
A medida é adotada em grande escala no exterior. “Mas por aqui a ideia ainda tem certa resistência. Os pais concordam que o horário é excelente, mas veem alguns impedimentos de ordem prática”, destaca a coordenadora pedagógica Daniele Penteado Luiz.
Pais interessados em matricular os filhos em turmas com horário diferenciado no ensino médio podem buscar mais informações na secretaria da escola, pelo telefone 3681-9660, ou através do e-mail de contato reducar@reducar.com.br. O colégio Misericórdia fica na R. Madre Roselo, 111, Centro de Osasco.

publicidade
Comentários