Espaço muda de perfil para ampliar atendimento à 3ª idade

1

CRAS tem atividades como ginástica, artesanato e dança do ventre / Foto: Ismael Francisco
CRAS tem atividades como ginástica, artesanato e dança do ventre / Foto: Ismael Francisco

publicidade

Dona Apfia Siqueira tem 74 anos e, desde 2009, participa de atividades como ginástica e aulas de artesanato, no espaço que até terça-feira, 30, era o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Yara. Foi um meio de fugir da solidão após a morte do marido. “Eu ficava só, em casa, e aqui a gente ocupa a mente, faz exercícios, amigos, e aprende”, destaca.

Assim como dona Apfia, a maioria dos frequentadores do espaço procuram opções para manter o pique na terceira idade. Para ampliar o atendimento a este público, a prefeitura mudou o perfil da unidade, que na quarta-feira, 1º, se tornou o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

publicidade

“Aqui a gente ocupa a mente, faz amigos”
“O perfil do CRAS é mais de assistência à área de vulnerabilidade social, que não é a realidade na região da Vila Yara. De olho nessa mudança de perfil, a gente muda o CRAS e cria nesse local um espaço de convivência. Aqui é um bairro antigo, as pessoas, preferencialmente da terceira idade, precisam ter atividades com a participação deles, esportes, cultura”, explicou o prefeito Jorge Lapas (PT).

Atualmente são realizadas no agora Centro de Convivência atividades como ginástica, ioga, pilates, dança do ventre e artesanato. Algumas são oferecidas por voluntários, como Tieka Kussaba Kayano, que dá aulas de artesanato. “Sou voluntária com o maior amor e o carinho que a gente recebe deles é o nosso pagamento”.
Com a mudança de perfil, o espaço está sendo adaptado para receber atividades físicas de um projeto esportivo chamado Osasco em Movimento, de acordo com a prefeitura. (Leandro Conceição)

publicidade

Serviço

O Centro de Convivência fica na rua Benedito Soares Fernandes, 7, Vila Yara.
Além do novo espaço, a cidade conta com o Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), na rua da Saudade, 180, Jardim Bela Vista.

CRAS no Rochdale

Na quinta-feira, 2, a prefeitura de Osasco inaugurou um novo Cetro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Jardim Rochdale. A unidade fica na rua rua Águas de Lindóia, 425.

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde.

    Gostaria de saber um ponto de referência deste loca.
    Preciso fazer pilates, devido a um problema sério que eu tenho na coluna.

    Como, com 61 anos, ainda trabalho, precisaria conhecer o local, ja que moro bem perto dai, para ver se consigo, coordenar o horário com meu trabalho.

    Muito obrigada

    Vera Regina Camara

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEmpresas investem na entrega de comida saudável
Próximo artigoPrefeitura de Osasco entrega mais 37 moradias populares neste sábado