Em 1886, manifestações realizadas em Chicago, nos Estados Unidos, fizeram várias vítimas fatais e feridos pela polícia, que reprimiu os atos violentamente. Foi apenas em 1889, três anos depois, que a Segunda Internacional Socialista, reunida em Paris, na França, decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho. Na época, havia trabalhadores que chegavam a cumprir mais de 14 horas por dia.
No Brasil, o Dia do Trabalhador foi conquistado apenas em 1925, declarado feriado pelo então presidente Artur Bernardes. Em 1º de maio de 1943, o país passou por um momento crucial para os trabalhadores: a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, a chamada CLT, sancionada pelo presidente Getúlio Vargas.
Na cidade de Osasco, foi instituída em 2013, por Lei Municipal gerida na Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, a Semana do Trabalhador como evento oficial do calendário osasquense. A cidade e a região têm uma história marcada pela ação sindical e luta dos trabalhadores.