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Estação Osasco e Linha 8 estão entre as que os usuários mais esquecem objetos

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Foto: Luana Moraes/Visão Oeste

A estação Osasco da CPTM está em quinto lugar no ranking onde os usuários mais esquecem objetos. No ano passado, ela ficou em quinto lugar, com 2.694 itens enviados ao Achados e Perdidos da CPTM, na estação Barra Funda, para ficar à espera do dono. A líder é a estação Bras, com 8.198, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (21).

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No ranking de linhas, a 8-Diamante, que circula em Osasco, Barueri, Jandira e Itapevi, manteve o segundo lugar no ranking das que os usuários mais esquecem objetos. Em 2018 foram 17.349 itens deixados em trens de da Linha 8.

Em 2017, foram achados quase 78 mil itens em todas as linhas da CPTM. No passado, esse número aumentou em mais 10 mil, totalizando 88.611 peças esquecidas.

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Em toda a rede, ao lado de guarda-chuvas, um dos campeões de “esquecimento”, também figuram outros artigos curiosos como próteses dentárias, um cavaquinho, barraca de camping e, acredite, até um drone.

Do total de objetos encontrados nas dependências da CPTM, a média de devolução gira entorno de 40%. O trabalho intenso dos funcionários da Central de Achados e Perdidos é fundamental para isso, já que 70% das devoluções são feitas devido a investigação e contato ativo feito pelos empregados da central. Apenas 30% das devoluções ocorrem por iniciativa do proprietário.

Eliete Cury, chefe do Serviço de Atendimento ao Usuário da CPTM, conta que quando os itens chegam à central, passam por uma triagem, onde são separados objetos, valores e documentos que podem indicar formas de contato com o proprietário, seja por telefone, e-mail ou carta, já que a devolução dos pertences aos proprietários é o foco da Central de Achados e Perdidos. Depois, são cadastrados e guardados.

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Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias. É neste tempo que os empregados atuam para achar o dono e, quando estes não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, entidade social mantida pelo Governo do Estado.

A instituição já foi beneficiada com roupas e brinquedos entre outros. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.

Fonte: CPTM

Serviço

Se você perdeu algum objeto e acha que pode ter sido nas dependências da CPTM, procure a Central de Achados e Perdidos, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados, na Estação Palmeiras-Barra Funda.

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O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121 ou pelo e-mail [email protected]