Estado oferece 20 mil vagas exclusivas para mulheres em 4 cursos profissionalizantes gratuitos

0
cursos profissionalizantes gratuitos para mulheres
Foto: reprodução

Nesta segunda-feira (31), o governador João Doria (PSDB) anunciou a abertura de 20 mil vagas para mulheres em cursos profissionalizantes gratuitos na área de Tecnologia da Informação. As inscrições vão até o dia 4 de setembro.

publicidade

Todas as aulas serão realizadas por Ensino à Distância (EaD). “São quatro opções gratuitas de cursos com duração de 80 horas. As aulas começarão no próximo dia 14 de setembro e poderão ser feitas remotamente”, explicou Doria.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que viabilizou os cursos por meio do programa SP Tech, com o objetivo de criar oportunidades para que mais mulheres tenham formação na área de TI. De acordo com a pasta, dos 30 mil inscritos na plataforma no ano passado, apenas um terço é do sexo feminino.

publicidade

Os cursos introdutórios oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), são Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile. Todos os cursos oferecem um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, possibilitando acesso a crédito em condições especiais no Banco do Povo.

Após conclusão dos módulos introdutórios, haverá opções de cursos mais avançados, com matérias conduzidas pela própria estudante. São eles: Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End, Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack. Esses cursos serão oferecidos voluntariamente pelas empresas Alura e Digital Innovation One.

publicidade

Como se inscrever nos cursos profissionalizantes gratuitos

As interessadas devem se inscrever até o dia 4 de setembro pelo site Cursos via Rápida. Podem participar mulheres a partir de 16 anos que residam em qualquer município do estado. Caso o número de inscritas seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação das candidatas ocorrerá por e-mail e a previsão de início das aulas é 14 de setembro. Para receber o certificado, a estudante deve completar a carga horária total do curso e atingir 7,5 de média nas avaliações.

 

Comentários