EUA precisam encarar os novos tempos

0

O vazamento da informação de que o governo dos Estados Unidos, com ajuda de corporações gigantes da tecnologia, monitora ilegalmente boa parte da comunicação do mundo, é mais um episódio a expor um conjunto de práticas obscuras que aquele país mantém em relação aos demais, aliados ou não.

publicidade

A suspeita já era antiga. O Parlamento Europeu, ainda no início deste século, já apontou o uso de um sistema conhecido como “Echelon”, que teria grampeado ilegalmente políticos e nomes proeminentes do velho continente.
Não importa o nome do sistema – já foram indicados também Carnivore, Prism, entre outros – o fato é que há uma brutal diferença entre ação de inteligência, com vistas à segurança nacional e à diplomacia, e a política de bisbilhotar vizinhos da qual a nação de Obama está sendo acusada.

No mínimo, fazemos justiça a um sonoro pedido de desculpas do “Tio Sam”

Monitorar movimentos de potenciais terroristas, criminosos procurados e nomes envolvidos em espionagem, com as devidas ordens judiciais e autorização de organismos públicos devidamente fiscalizados, é bem diferente da escuta e triagem, eletrônica ou não, das conversas telefônicas e e-mails dos cidadãos comuns. Trata-se, neste caso, de afronta à privacidade e uma criminosa ação contra a soberania de qualquer nação. Seria ingenuidade acreditar que as informações não poderiam ter beneficiado interesses econômicos dos EUA em detrimento dos negócios e do crescimento das nações alvo.

publicidade

O mundo passa por grandes transformações e os EUA precisam, urgentemente, se ajustar aos novos tempos, onde novas potências econômicas – incluindo o Brasil – têm cada vez mais importância política e econômica. No mínimo, fazemos justiça a um sonoro pedido de desculpas do “Tio Sam” pela prática, que remete aos tempos da guerra fria. Mas, principalmente, garantias de que tal monitoramento seja definitivamente encerrado.

publicidade

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFrases
Próximo artigoCharge