Início Cidades Faculdade de medicina em Osasco vai reduzir carência de médicos na região,...

Faculdade de medicina em Osasco vai reduzir carência de médicos na região, diz ministro da Saúde em Osasco

0
Arthur Chioro se reuniu com prefeitos na tarde desta sexta / Foto: Leandro Conceição

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, se reuniu em Osasco na tarde desta sexta-feira, 16, com prefeitos e representantes das oito cidades que fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste).

publicidade
Arthur Chioro se reuniu com prefeitos na tarde desta sexta / Foto: Leandro Conceição
Arthur Chioro se reuniu com prefeitos na tarde desta sexta / Foto: Leandro Conceição

Em breve trecho do encontro aberto à imprensa, Chioro disse que o Ministério está aberto à discussão de propostas apresentadas pelos municípios e defendeu ações realizadas pelo Ministério nos últimos anos, como a implantação de novas unidades de saúde e a chegada de 197 médicos à região por meio do programa Mais Médicos.

Outro tema destacado foi a implantação de uma faculdade de medicina em Osasco, também por meio do Mais Médicos. De acordo com o ministro, a faculdade vai ajudar a suprir a demanda por médicos na região.

publicidade

“Não podemos ficar eternamente trazendo médicos de fora [do país]. [A faculdade de medicina] será uma estratégia de médio e longo prazo, que os médicos, depois de formados, fiquem na região”, declarou Chioro.

Estado não colabora

publicidade

O ministro da Saúde também cobrou mais participação do governo do estado na manutenção das unidades e nos projetos da saúde. “É importantíssimo juntarmos os municípios [para traçar estratégias em conjunto]. E vamos convidar o estado”.

O estado de São Paulo é um dos únicos que não colabora, por exemplo, com a manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na maioria dos estados, a União arca com 50% dos custos do serviço e a outra metade é divida entre estados e municípios. Em São Paulo, o governo do estado não colabora com o serviço e, com isso, 50% dos custos do Samu ficam a cargo apenas das Prefeituras, o que sobrecarrega os municípios, alegam prefeitos.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCharge
Próximo artigoCasa de Cultura promove oficina Corpo e Expressão