“Fale com o Prefeito” e Mutirão do Bem” oferecem diversos serviços no Jardim Aliança

1

Buscar maior aproximação com a população, através de um atendimento direcionado e especializado; falar sobre os projetos da prefeitura para a cidade; e receber demandas, reclamações e sugestões de melhorias dos munícipes são os objetivos do programa “Fale com o Prefeito”, implantado em maio deste ano pelo prefeito Rogério Lins. Em sua 4ª edição, a ação foi realizada no sábado, 25/11, entre 10 e 16h, nas dependências da Escola Estadual Educador Paulo Freire, na Avenida Passaredo, Jardim Aliança.

publicidade

A ação permitiu aos moradores do bairro – e arredores – a oportunidade de conversar com o chefe do Executivo e com secretários municipais sobre diversos assuntos. Foram 70 atendimentos realizados ao todo. Cada qual teve o encaminhamento devido e imediato aos respectivos setores, pois, além do gabinete do prefeito, os munícipes tiveram acesso às equipes técnicas das secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), Educação (SE), Serviços e Obras (SSO), Meio Ambiente (Sema), Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU), Esporte, Recreação e Lazer (Serel), Assistência Social (SAS), Fundo Social de Solidariedade (FSS), Transportes e da Mobilidade Urbana (Setran), entre outras.

O evento trouxe ainda uma novidade, a parceria com a Rede Social Osasco, representado por Rafael Alves, que realizou a 3ª edição do Mutirão do Bem, ação cidadã entre poder público e terceiro setor que visa à promoção do bem e a valorização das pessoas. Juntos, os eventos atraíram mais de 2.000 pessoas, que usufruíram dos diferentes serviços disponibilizados nas áreas de saúde, esportes, recreação e cidadania.

publicidade

 

Aulas de dança, apresentações musicais com artistas locais, arte grafite com o grafiteiro Luke Sheep, corte de cabelo, tenda da beleza e massagem, orientação às famílias de dependentes químicos e alcoólicos, exames de vista, aferição da pressão arterial e glicose, emissão de RG, pelo Poupatempo, e CPF, pela Receita Federal, foram alguns deles.

publicidade

Os dentistas Dr. Felipe Teixeira, da Dental Plus, e Dra. Edna Maria Okamoto, da rede pública de saúde (UBS Munhoz Júnior I), orientavam os moradores sobre a importância da higiene bucal e hábitos saudáveis para a prevenção de cáries, mau hálito, gengivite e outros problemas. Gabriela Borges, técnica de enfermagem da Escola Clara Luz, ajudou no atendimento de aferição da pressão arterial e teste glicêmico.

Uma Unidade Móvel do Sebrae e outra da Sabesp também fizeram parte do quadro de serviços. A Sabesp disponibilizou água potável para o consumo dos participantes e prestou orientações sobre contas e consumo consciente da água. O Sebrae prestou orientações para quem já tem ou pretende investir em um pequeno negócio, além de informações sobre os diversos cursos presenciais e online gratuitos realizados em todo o Estado de São Paulo.

Jovens e adultos tiveram à disposição um Balcão de Empregos de três empresas parceiras da Rede Social: BIG Agência de empregos, Instituto Mônica Pina e Prepara Cursos. Cícero Calú, 48 anos, fez seu cadastro. “Nessa época do ano muitas empresas estão contratando. Depois do encaminhamento, tenho esperanças de uma efetivação”, disse.

Yara Gomes Silva, de 22 anos, moradora do Jd. Mutinga, também se inscreveu em uma das vagas disponíveis. Ela estava acompanhada da sobrinha Camila, de 9 anos, que participou de jogos e da sessão de pintura no rosto. “Escolhi uma flor porque ela representa o amor da minha família pela natureza”, disse.

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), por meio do programa Arboriza Osasco, plantou 20 árvores no bairro do Jardim Aliança, com a ajuda de uma equipe dos Anjos da Guarda Mirim e de ambientalistas. Mais três outras árvores foram plantadas dentro da Escola Educador Paulo Freire, uma delas pelo prefeito Rogério Lins. Além disso, a SEMA distribuiu mudas de plantas e conversou com interessados sobre a importância da coleta do óleo usado e sobre sustentabilidade.

A gargalhada correu solta na plateia que acompanhava as atividades circenses. Além das brincadeiras, jogos na quadra, cama elástica, pula-pula e dos algodões-doces e pipocas distribuídos ao público, um grupo de super-heróis fantasiados animou ainda mais a criançada com suas interações, rendendo vários clicks de fotos tiradas pelos pais corujas.

“Fomos privilegiados por ter este belo dia de sol enaltecendo o nosso evento. Aqui não existem bandeiras partidárias. A única bandeira que levantamos hoje é a bandeira social, da solidariedade e do amor ao próximo e por nossa cidade, Osasco. E juntos, poder público e entidades civis organizadas, como a Rede Social que está somando ao nosso evento, uniremos forças para promover mais ações como esta em prol da nossa população e na construção de um mundo muito melhor para se viver”, destacou Lins, durante ato oficial.

A ação social continuou ainda com atendimentos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência (CRMVV), apoio jurídico e do Conselho Tutelar, além de uma base de apoio para receber doações às vítimas das enchentes no Jardim Rochdale.

Comentários