Início Cidades Fatec de Carapicuíba é premiada na Campus Party

Fatec de Carapicuíba é premiada na Campus Party

0
Simulador de direção para autoescolas, de Rafael Nilo, é um dos projetos apresentados

William Galvão

publicidade

A unidade Carapicuíba da Faculdade de Tecnologia (Fatec) recebeu, no último dia 30, o troféu de “Universidade Destaque” da Campus Party Brasil 2016. Alunos do curso de jogos digitais obtiveram destaque pela quantidade de projetos considerados inovadores na comparação com outras instituições de ensino superior do país.

Simulador de direção para autoescolas, de Rafael Nilo, é um dos projetos apresentados
Simulador de direção para autoescolas, de Rafael Nilo, é um dos projetos apresentados

Segundo o coordenador do curso, Alvaro Gabriele Rodrigues, “o prêmio reconhece a criatividade e o empenho dos alunos em utilizar da realidade virtual dos games para criar soluções de mercado em áreas como saúde e educação”. A exposição contou com seis protótipos desenvolvidos por estudantes na Campus Future, área gratuita de exibição de trabalhos a um público estimado de 120 mil pessoas.

publicidade

Um dos projetos apresentados é o Óculos Angoera, um óculos de realidade aumentada e virtual de baixo custo para jogos, desenvolvido por um grupo de quatro pessoas. Um dos integrantes, o analista de suporte júnior de 23 anos Paulo Fontes, conta que eles investiram no projeto após descobrirem que tinham o mesmo conhecimento de empresas internacionais para desenvolvê-lo, com o diferencial do baixo custo.

24726040226_4f4cc06c78_b (Custom)

“A produção começou e quando analisamos o orçamento vimos que sairia em torno de R$ 600, que é o mesmo preço em dólares que sairá nos Estados Unidos futuramente”, afirma. Segundo Fontes, “a realidade virtual é uma tecnologia que ainda está engatinhando e a árvore de possibilidades não só onde será usada e como será usada, ainda é algo a ser explorado”.

publicidade

Outro projeto apresentado foi o de Rafael Nilo, um simulador de tráfego para auxiliar autoescolas. Ele desenvolveu o software que simula exercícios de baliza e direção de carro e caminhão. “A vantagem é que pode ser usado em diferentes categorias de habilitação”, disse, explicando que “reduz o custo das autoescolas que necessitam comprar um simulador diferente para cada caso”.

Outros projetos foram o leitor de ondas cerebrais, software que auxilia na comunicação com pacientes que sofrem de Acidente Vascular Cerebral (AVC); o HoloArena, que utiliza holografia em jogos; a batalha de robôs com realidade aumentada; o jogo de palavras com teclados recicláveis; e um projeto que traz exemplos de jogos para diferenciar plágio e referência.

publicidade