Fatec Game Week chega à quinta edição

0

William Galvão

publicidade

A 5ª edição da Fatec Game Week acontece entre os dias 13 e 17 de outubro na Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba (Fatec), das 8h às 12h50 e das 19h às 22h. Com entrada gratuita, a feira é organizada pelos alunos do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais e vai contar com palestras sobre o mercado de games, campeonatos, shows de bandas, dance party, entre outras atrações.
Ex-aluno da unidade, o game designer Guido Pereira vai falar sobre o mercado de games contando como entrou na área, tendo atuado em empresas como a Little Guy e a Sulon Technologies, além da oportunidade de estudar programação de vídeo games no Canadá, por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal.


Aos interessados na área, ele dá uma dica: “recomendo mesmo que as pessoas foquem em uma área dos games e virem mestres ou especialistas na área, mas sem ignorar as outras”. Ele conta que o jogo que o despertou para a área foi o Mario World, do Super Nintendo. “Esse jogo marcou minha vida porque eu jogava muito, era o meu favorito da época, despertou essa curiosidade de fazer um game, o que é fazer um game”. Sua palestra será no dia 13, às 19h.
Entre as palestras, temas como “Mitologia e Teatro – Gameficação”, com Tiago Schiavon; “Roteiros Para Jogos Digitais” com Flávia Dasi; “Tecnologias para Trilhas Sonoras” com Alexandre Lervolino; “Linguagem dos Games” com Bruno Carvalho, entre outros. A feira conta também com uma exposição de consoles, mostrando a evolução dos videogames.
Os interessados em participar dos campeonatos de jogos podem se inscrever com uma hora de antecedência da competição, no local, pagando uma taxa simbólica. Haverá disputa de games como Mortal Kombat, Street Fighter, Marvel vs Capcom 3, Magic: The Gathering, Sorin´s Lair, Mario Kart e Pokémon. As competições acontecem exclusivamente no sábado, 17.

publicidade

Escolas particulares têm cursos de games

Algumas escolas particulares da região oferecem cursos de programação de games. Presente em Osasco a pouquíssimo tempo, desde agosto, a Multipixels tem cursos para crianças e adolescentes. Segundo a proprietária da escola, Solange Vasconcelos, o curso inclui três módulos e tem atraído muito o interesse das crianças. “Temos visitado escolas e as crianças ficam fascinadas. Porém, encontram barreiras com os pais, que acabam acreditando que eles vão ficar jogando o tempo todo em casa, não enxergam como uma oportunidade”, explica.
Outra opção de curso é o da Microcamp (Osasco e Barueri), que forma profissionais para desenvolver jogos para video-games, Pcs, tablets e smatphones. Com 14 módulos, o aluno não precisa ter conhecimento na área. A MC Tecnologia (Barueri) também é uma alternativa. O curso de Design de Games passa por temas como modelagem em 3D, designs, personagens, cenários, história, roteiro e armas.

publicidade

Programação

Terça-feira, 13/10:
7h40 – Abertura
8h – “Mitologia e Teatro (gameficando)” com Tiago Schiavon
9h30 – “Trabalho Remoto e Moderação de Jogos” com Mauro Campoi
11h – “Criação de Games para o Mercado” com Rafael Lima
12h – “A Ascensão dos Mobile Games e Produção Indie” com Gerson de Sousa
19h – “Mercado de Games: Como eu entrei” com Guido Pereira
20h30 – “Game Design de Jogos Mobile” com Maíra Testa

Quarta-feira, 14
8h – “Pxl DJ / Mini Curso – Modelagem 3D” com Thiago Adamo
9h30 – “Jogos Digitais: Como fazê-los?” com Pérsis Duaik
11h – “Transformando Games e Empresas em Negócios Lucrativos” com Ricardo Farah
12h – “Plataforma Bluemix IBM” com Sergio Gama
19h – “Roteiros para Jogos Digitais” com Flávia Gasi
20h30 – “Ouvindo os mestres: um estudo sobre trilhas de jogos e seus compositores” com Gabriel Ferry

Quinta-feira, 15
8h – “Tecnologias para Trilhas Sonoras” com Alexandre Lervolino
9h30 – “Game Square / mini Curso – Unity 3D” com Rafael Cordeiro
11h – “Brinco, Logo Aprendo” com Gilson Schwartz
12h – Vicente M. Mastrocola
19h – Raul Tabajara, Alvaro Gabriele, André Martins, Claudio Cavallari
20h30 – “Bitcake e Projeto Tilt” com Camila Slotfeldt

Sexta-feira, 16
8h – “Criação de Game – Publicar” – mini curso
9h – “Criando minigame com LibGDX & livre demo” com Francisco Isidoro
10h – “Tradução de games” com Paula Lanelli
11h – Rafael Dias
12h – “Linguagem dos Games” com Bruno Carvalho
19h – “Selene: Mercado e Renascimento” com Klaus Maximilian
20h30 Co-op Payers

Sábado, 17
das 9h às 17h – campeonatos, banda, dance party

Comentários