Início Almanaque Fim de Semana Azul: shopping em Cotia tem programação especial para autistas

Fim de Semana Azul: shopping em Cotia tem programação especial para autistas

0
autista cotia
A Sessão Azul de cinema é exclusiva para cadastrados na CIPTEA / Foto: Vagner Santos

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste sábado (2), será marcado pelo “Fim de Semana Azul”, em Cotia. O Shopping Granja Vianna, em parceria com a Prefeitura de Cotia, realizará uma programação especial com atividades gratuitas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

publicidade

No sábado (2), o shopping center realizará, das 11h às 13h, a “Hora do Silêncio”, quando todo o estabelecimento estará em silêncio para conforto dos autistas e suas famílias. Às 14h será a vez do “Som na Praça”, com apresentação de músicas calmas e menção dos artistas da Praça. Já das 15h às 15h30, será realizada a sessão de fotos com a Turma da Mônica (com capacidade para atender aproximadamente 60 crianças autistas).

A Sessão Azul de Cinema gratuita será no domingo (3), às 11h, com a exibição do filme “ Tarsilinha”. A sessão é exclusiva para cadastrados na CIPTEA – Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – e o Fundo Social (FS) iniciou o contato para a retirada das pulseiras na sede do FS. As pessoas com TEA terão direito a um acompanhante.

publicidade

“O autista está entre as prioridades e estamos avançando um pouco a cada dia no atendimento deste público, seja com a CIPTEA, com as capacitações, com iniciativas como o Acolher e, agora, com esta programação especial”, disse Mara Franco, titular do Desenvolvimento Social.

Para a realização do Fim de Semana Azul colaboradores do Shopping Granja Vianna e comerciantes de Cotia passaram por uma capacitação sobre autismo, nos dias 25 e 26 de fevereiro. O treinamento foi ministrado pela especialista em neurodesenvolvimento e professora da Universidade Mackenzie, Nádia Giaretta.

publicidade

“Tudo está sendo feito com muito carinho, com um olhar de inclusão de verdade. Agradecemos a parceria do Shopping Granja Vianna que teve a sensibilidade de apoiar esta iniciativa tão importante”, disse Ângela Maluf, vice-prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher.

Comentários