Força Sindical diz que queda nos juros é pequena e Fecomércio diz que BC acertou

Selic// Na quarta-feira, 19, Banco Central baixou taxa pela primeira vez em quatro anos, de 14,25% para 14%

0
Força Sindical diz que queda nos juros é pequena e Fecomércio diz que BC acertou
Copom fez a primeira redução da Selic em quatro anos, e taxa agora é de 14% ao ano (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na quarta-feira, 19, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reduziu, pela primeira vez em quatro anos a taxa básica de juros, em 0,25 ponto percentual. A Taxa Selic baixou de 14,25% para 14% ao ano.

publicidade

A Força Sindical avaliou que “A redução é positiva, mas insuficiente”. “Esperamos que seja o início de uma nova etapa com juros mais baixos. Reduzir os juros é um primeiro e decisivo passo rumo à recuperação da economia nacional”, declarou, em nota, a central sindical. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) analisou que “o Banco Central (BC) acertou ao reduzir a Selic para 14% ao ano”.

A Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) avalia que esta redução na Selic terá efeito pequeno nos juros do crédito ao consumidor. Segundo a Anefac, o efeito da redução da Selic nas condições do crédito é pequeno porque “existe um deslocamento muito grande” entre a taxa básica e os juros cobrados dos consumidores. Para os consumidores, a taxa média chega a 158,47% ao ano, o que prova uma variação de mais de 1000% entre a Selic e os juros do crédito.

publicidade

Comentários

publicidade