Fórum Regional reúne dados para fomentar planejamento

0

Seminário reuniu membros de diversos setores da sociedade que compõem o Fórum Regional / Foto: Francysco Souza
Seminário reuniu membros de diversos setores da sociedade que compõem o Fórum Regional / Foto: Francysco Souza

publicidade

Leandro Conceição

Em seminário na quarta-feira, 20, o Fórum de Desenvolvimento Regional lançou uma compilação de estudos e estatísticas demográficos e socioeconômicos reunidos por pesquisadores da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – campus Osasco.
Os dados estão reunidos no portal forumoeste.com.br e trazem um panorama que visa fomentar debates sobre demandas e auxiliar no planejamento das cidades da região. A compilação traz quase 700 tabelas, com estatísticas oficiais sobre temas como trabalho e emprego, transporte, habitação, educação, saúde e segurança.

publicidade

O Fórum reúne enti­dades da sociedade civil para discutir, em conjunto com o poder público, demandas e soluções para o desenvolvimento das cidades da região. Participaram do seminário, que teve como tema “O fortalecimento de nossa vocação econômica e social”, professores da Unifesp e representantes de sindicatos, organizações empresariais e do poder público. O evento foi realizado no campus Osasco da Unifesp. “Que possamos, através dos dados fornecidos aqui, projetar o desenvolvimento da região. Temos de nos apropriar desses dados e transformá-los em ações concretas”, destacou, em uma das mesas do evento, Jeferson Martinho, editor do Visão Oeste, que apoiou a realização do seminário.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno, destacou a importância de iniciativas como esta para se “pensar a nossa região para o longo prazo”. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Osasco e Região (Scvor), Jurandir Paes, disse esperar que “as ideias debatidas aqui sejam levadas adiante”.

publicidade

Conteúdo jornalístico

A jornalista Cristiane Alves destacou no seminário a importância da compilação dos dados no apoio à elaboração de conteúdo jornalístico para auxiliar nos debates sobre as demandas e o desenvolvimento da região. “No cotidiano de jornalista, a gente sente falta de dados, números, subsídios, para mostrar o que são Osasco e região de forma estatística”.

Planejamento de cadeias produtivas

Um dos temas do seminário realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Regional foi “O fortalecimento de cadeias produtivas locais”. Foi apresentada como exemplo a atuação do Senai de Barueri, inaugurado em 2009, para formar mão de obra qualificada para as empresas gráficas. As empresas do setor passaram a se instalar de forma acentuada na região, principalmente nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, desde a década de 1990.

O objetivo do Fórum é auxiliar para que este tipo de experiência de sucesso passe a ser algo planejado e não surgido para atender uma demanda já existente. “Temos de ter uma discussão programática de arranjos produtivos, não pode ser casual”, observou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Jorge Nazareno.

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorKm 18 recebe operação “Cidade Limpa”
Próximo artigoVisão na Rede