Fotos de família são opção criativa de decoração

Lar// Designer dá dicas de como deixar a aparência de casa mais familiar e ainda demonstrar carinho às pessoas que se ama

0
Fotos de família são opção criativa de decoração

Neste mundo da era digital em que vivemos, é importante demonstrar nosso carinho às pessoas que amamos. Uma boa alternativa é espalhar pela casa fotos de momentos felizes em companhia da família.

publicidade

A designer de interiores Fabiana Visacro explica como decorar os ambientes com fotografias sem pecar pelo exagero e nem ficar antiquado.

“O importante é que as fotos estejam dispostas de forma harmônica. Sendo assim, é necessário considerar alguns recursos importantes. Se formos agrupá-las em um determinado canto da casa é importante tratá-las como uma espécie de ‘coleção familiar’ e destacá-las com uma iluminação bem aconchegante, produzida pela lâmpada amarela. Vale também mesclá-las a adornos significativos para a família, como aqueles trazidos como lembranças de viagem”, exemplifica.

publicidade

Se a ideia for espalhar as fotos pela casa, a designer indica que é sempre bom conciliá-las com outros objetos e imagens que façam sentido naquele contexto para reforçar o carinho e a afeição da família.

“Eu mesma uso a foto do meu marido e filhas na bancada do meu banheiro, sobre uma bandeja bem delicada com um pequeno vasinho de flor, já que este é o primeiro ambiente da casa onde vou quando acordo. Me sinto mais forte para começar o dia!”, revela a designer.

publicidade

Um outro exemplo do significado afetivo das fotos vem do projeto de um quarto de criança executado por ela.

“Trabalhei com uma família que o dom da criança era o desenho, além de ter uma paixão por animais. Propus uma tarefa para a criança, de expor as fotos da família, amigos e animais, tiradas por ela mesma, junto com seus desenhos mais ‘irados’. Trabalhamos a iluminação, a cor da parede de fundo e, assim, montamos uma exposição de sentimentos dentro do quarto dela, o que era motivo de orgulho para ela mesma, pois sempre convidava as visitas para ir até lá conhecer o seu ‘mural do coração’”, relata.

Sobre a maneira de expor as fotos, as possibilidades são variadas. Existem porta-retratos e quadros de madeira, fibras naturais, aço, acrílico ou prata, o que prevalecerá será o estilo da decoração da casa e a proposta do projeto de interiores.

“É importante também não esquecer da proteção usada, tanto em fotos expostas em quadros, quanto às expostas em porta-retratos, que é o vidro antirreflexo, pois além de deixar a foto mais bonita, ainda a protege contra a umidade”, completa Fabiana.

E para quem é do tipo que não consegue abrir mão da tecnologia, uma opção é o porta-retrato em scanner, como explica a designer: “O porta retrato possui memória interna de 1GB para armazenar as fotos scaneadas ou passadas por pen drive ou cartão de memória. O processo é simples, basta passar as fotos pela abertura, embaixo da moldura e o scanner irá converter a foto convencional em digital. Eles caíram de preço, cresceram em pixels e evoluíram em aparência”, encerra Fabiana.

Comentários