Início Cidades Funcionários de creche municipal fazem curso de primeiros socorros

Funcionários de creche municipal fazem curso de primeiros socorros

0
Professores, cuidadores, merendeiras, auxiliares de limpeza, diretora, coordenadora estiveram entre as cerca de 50 pessoas que participaram da capacitação / Foto: divulgação

“Lidamos com vida, vida de crianças, então é fundamental termos noções básicas de socorro em situação de emergência”. Foi assim que a professora da Creche Municipal Maria Tereza Pastana, no bairro Jardim Cláudio, em Cotia, definiu a importância de sua participação, e de outros colegas de trabalho, na palestra sobre primeiros-socorros ministrada pelo bombeiro educador, Marcelo Soler, do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri.

publicidade

LEIA TAMBÉM:
Funcionários de creches de Osasco podem ser obrigados a fazer curso de primeiros socorros

Professores, cuidadores, merendeiras, auxiliares de limpeza, diretora, coordenadora estiveram entre as cerca de 50 pessoas que participaram da capacitação.

publicidade

Com duração de mais de duas horas, a palestra trouxe informações sobre como proceder em caso de queda, engasgamento, desmaio, convulsão, entre outros.

“No início deste ano, tivemos um caso de uma criança que convulsionou enquanto dormia. Como alguns dos funcionários fizeram o treinamento no ano passado, soubemos identificar e proceder de forma correta até o socorro chegar”, disse Kátia Leandra Boscolo da Silva, diretora da creche.

publicidade

Durante a palestra, Soler explicou sobre análise primária, que em primeiros socorros consiste em verificar se a vítima respira, se tem pulsação, colocar em posição de conforto, entre outros, até que o socorro seja feito por um profissional, além de Manobra de Heimlich e imobilização.

“Treinamento é fundamental para situação real. É imprescindível estar tranquilo na hora de socorrer, pois quem socorre precisa parar e pensar no que tem que ser feito”, explicou Soler.
De acordo com o Secretário de Educação, André Vasques, em 2015, a prefeitura promoveu o treinamento em primeiros socorros para coordenadores dos centros educacionais.

“Na ocasião, a instituição dos Bombeiros disponibilizou aos gestores o contato para agendamento de novas palestras e formações. A Secretaria de Educação promove palestras e formações, mas os gestores possuem autonomia para promoção de palestras”, disse.

Ele destacou que nas formações todos aprendem a identificar riscos, ações de prevenção e intervenção. “Medidas muito eficazes para garantir a segurança dos alunos no ambiente escolar”, completou.

Comentários