Gabarito do ENEM deve sair até quarta-feira, 30

0
prova-correcao-enem2013

Até a próxima quarta-feira, 30, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), deve divulgar o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio. O resultado final da prova só serão divulgados na primeira semana de janeiro, como aponto o Ministério da Educação.

publicidade

Para divulgar o resultado final é preciso concluir a correção das provas de redação e os corretores terão de avaliar os textos de cerca de 5 milhões de pessoas que fizeram o exame. Como no ano passado, os candidatos terão acesso ao espelho da correção apenas para fins pedagógicos.

O sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

publicidade

Cursinhos fazem correções das provas e divulgam gabaritos não oficiais

Como é de praxe, todo ano as redes de cursinhos pré-vestibular fazem suas próprias correções das provas do Enem. Muitas vezes, são eles os responsáveis por encontrar possíveis erros nas questões, e algumas acabam até sendo anuladas.

publicidade

Esse ano, o Cursinho da Poli fez a correção da prova rosa, com comentários sobre cada disciplina. A prova rosa contém todas as questões das outras três, amarela, azul e branca, mas a ordem das questões são diferentes.

Os professores Anglo Vestibulares também divulgaram suas correções não oficiais. Também é possível acompanhar a resolução pelo site do Cursinho Objetivo.

Com Agência Brasil

Comentários