Giz de Ouro premiou os melhores projetos da educação municipal

Evento aconteceu na sexta-feira, 21, no Teatro Municipal de Barueri

0
Giz de Ouro premiou os melhores projetos da educação municipal

Na sexta-feira, 21, o Teatro Municipal de Barueri foi palco de mais uma edição do tradicional Prêmio “Professor Giz de Ouro” na rede municipal de educação, que premia os melhores projetos pedagógicos do ano.

publicidade

Em 2016 foram selecionados 44 projetos dos 160 inscritos. A cerimônia contou com a apresentação dos alunos de cinco escolas municipais – Emeis Décio Trujillo e Elaine Calsolari, e Emefs Júlio Gomes Camisão, Reverendo Deiró Felício de Andrade e Professor Gilberto Florêncio. Na performance desta última, alunos divididos em dois grupos saíram, do fundo do teatro, em dois corredores com bolas iluminadas, ao som da música referência das Olimpíadas, em alusão à Rio 2016.

O figurino era composto de fitas coloridas que com a iluminação ganhavam diferentes cores. Eles encenaram passagens de ginástica olímpica até que numa das coreografias, num efeito surpresa, surge a aluna Marcella Diniz Nogueira da Silva, 5º ano, deficiente física, que é erguida com a cadeira de rodas pelos colegas num gesto de união e superação.

publicidade

De acordo com a orientadora educacional, Cíntia Duzzi, “o objetivo da performance com a Marcella foi mostrar sobretudo sua grande força de vontade e de que é possível incluir deficientes nas atividades físicas, respeitando suas limitações”. Para a premiação, os professores foram divididos em cinco categorias – quatro de Professores de Educação Básica I, que atuam nas escolas municipais maternais; Educação Infantil; Ensino Fundamental I, divididos em Ciclo de Alfabetização (1º aos 3º anos) e 4º e 5º anos; e uma categoria dos docentes PEB II – especialistas em uma determinada disciplina.

Em todas as categorias houve a inclusão dos professores das Salas de Atendimento Especializado (AEE) e do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). A avaliação dos projetos inscritos foi realizada por uma comissão de sete consultoras pedagógicas que classificaram os oitos melhores trabalhos das categorias I, II, II e IV e os dez melhores na categoria V. Os três primeiros colocados receberam estatuetas e certificados; do 4º ao 8º colocado diploma de honra ao mérito; além da premia- ção em pecúnia do 1º ao 5º colocado nestas categorias e do 1º ao 10º na categoria V

publicidade

Comentários