Hospital Antonio Giglio recebe moderno equipamento de tomografia

0
Foto: Ivan Cruz

O prefeito de Osasco, Rogério Lins (PODE), esteve no Hospital Municipal Antônio Giglio (HMAG) nesta quinta-feira, 26, para oficializar a entrega de um moderno aparelho de tomografia.

publicidade

O  equipamento ajudará atender a demanda por exames. A operacionalização do tomógrafo será feita pela Ghelfond Medicina Diagnóstica. O presidente da empresa, Charlos Ghelfond, participou do ato e explicou aos presentes as funcionalidades do equipamento.

Segundo Ghelfond, o tomógrafo possui 16 canais, que podem ser expandidos para 64 canais, por meio de computador, contribuindo no detalhamento dos cortes, otimizando as imagens para diagnóstico médico.

publicidade

O aparelho é muito mais rápido. Para se ter uma ideia, um exame de tomografia de crânio demora apenas 10 segundos para ser feito e o de abdomem, 8 minutos. O antigo tinha apenas um canal de imagem e demorava em média 45 minutos para fazer um desses exames.

O novo equipamento também emite menos radiação ao paciente, suporta uma carga de exames initerruptas, por 24h, sem danificar e ainda preserva a qualidade das imagens.

publicidade

O tomógrafo suporta uma pessoa com até 230 kg [ante os limitados 130 kg do aparelho anterior]. Esse fato permite centralizar todos os atendimentos no hospital, sem necessidade de deslocamentos.

MAIS AGILIDADE

O Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), que está à frente da administração do hospital, criou o Núcleo Interno de Regulação (NIR), responsável pelo atendimento intra-hospitalar dos pacientes e dos pedidos encaminhados pelos prontos-socorros e UPAs para pacientes que necessitam de uma atenção maior na realização de tomografias. O paciente terá um acesso muito mais rápido ao hospital, através do pedido médico encaminhado via NIR.

“Em apenas dois meses conseguimos fazer grandes transformações no Hospital Antônio Giglio e na UPA Centro. Os resultados já podem ser sentidos pela nossa população. Ainda há muito o que se fazer no setor, mas aos poucos estamos melhorando o serviços da rede pública de saúde e os resultados ficarão mais evidentes a médio prazo”, comentou o prefeito Rogério Lins.

Dentre outras melhorias realizadas pela atual administração na unidade estão:

  • ampliação de 15 novos leitos de semi-intensiva na ala de urgência e emergência do pronto-socorro, totalizando agora 187 leitos;
  • troca da gestão do hospital e da UPA Centro, desde 1/8, pelo Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), em caráter emergencial; que vem mostrando mais eficiência e humanização nos atendimentos;
  • retorno do pronto-socorro da Ortopedia,
  • reorganização do fluxo de pacientes,
  • informatização do pronto-socorro e implantação de sistema por senha,
  • aquisição de novos equipamentos como macas, cadeiras de rodas,
  • convênio firmado para realização de diálises para pacientes internados com quadro de insuficiência renal,
  • aquisição de duas ambulâncias para atender o HMAG e a UPA, sendo uma ambulância de UTI

Comentários