Hospital Municipal de Barueri tem novo setor para fazer primeiro atendimento de pacientes com covid-19

0
Hospital Municipal de Barueri tem novo setor para fazer primeiro atendimento de pacientes com covid-19
Foto: Nara de Moraes / Secom

O Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB) montou um novo setor especialmente para a realização do primeiro atendimento aos pacientes com confirmação ou suspeita do novo coronavírus (covid-19).

A ala do equipamento de saúde, que passou a funcionar em 7 de maio, já recebeu 134 pessoas. Anteriormente, as etapas de internação já eram feitas de maneira segura e adequada, mas eram realizadas em espaços diferentes. Com o novo setor, o atendimento passa a ser concentrado.

No lado oposto ao pronto atendimento geral do HMB, espaço destinado para receber casos de emergência ou urgência referenciados pela Central de Regulação, foi criado um pronto atendimento apenas estes casos de Covid-19.

Publicidade
Hospital Municipal de Barueri tem novo setor para fazer primeiro atendimento de pacientes com covid-19
Foto: Nara de Moraes

“Buscamos a melhora contínua nos processos da unidade. Analisando os fluxos de atendimento e estrutura do hospital, identificamos a possibilidade de isolar ainda mais o atendimento aos pacientes com Covid-19, ao mesmo tempo em que centralizaríamos processos em um só local, melhorando e agilizando o atendimento”, esclarece Nara de Moraes, coordenadora do setor.

Além do fácil acesso para as ambulâncias, o setor possui equipamentos para situação de emergência, como queda de saturação ou parada cardíaca, em uma área de estabilização que permite receber dez pacientes ao mesmo tempo. Também tem sala para acolhimento familiar, dependência para paramentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e recepção.

Foto: Nara de Moraes / Secom

“Melhoramos a admissão destes casos, que  já era feita com um plano especial de atendimento. Agora, conseguimos reunir todo o acolhimento inicial no mesmo espaço: assistir o paciente, realizar exames e receber o familiar responsável pela internação para informar as orientações iniciais médicas, administrativas e de enfermagem”, explica Paulo Tierno, que idealizou e viabilizou as adequações para instalar o Pronto-atendimento de Covid-19.

Como funciona o primeiro atendimento de pacientes com covid-19 no HMB:

Quando há indicação de internação, a Central de Regulação solicita a transferência para o HMB e após cessão de leito, o paciente dá entrada na unidade diretamente pelo novo PA de Covid-19.

“Assim que o paciente chega, ele é admitido pelo médico, e passa por exames de sangue e de imagem. Depois da avaliação de histórico clínico, um familiar é convocado para comparecer à unidade com o propósito de assinar a internação e ficar responsável por receber o boletim médico telefônico diariamente”, comenta Nara.

Após essa etapa do acolhimento, o paciente é encaminhado para um leito de enfermaria ou crítico, que dispõe de equipamentos para cuidados intensivos, em um dos setores isolados para esses casos. E todos os dias, no período vespertino, o próprio médico liga para o parente com objetivo de informar a evolução do quadro e prestar esclarecimentos sobre o tratamento.

Caso o familiar tenha alguma dúvida após conversar com a equipe, pode ligar para o telefone (11) 2575-3314, número específico de atendimento das famílias de pacientes com Covid-19. As perguntas serão anotadas por um funcionário e repassadas para equipe médica, para que sejam esclarecidas na próxima ligação.

Comentários