Início Cidades Itapevi Igor Soares mobiliza equipe e amigos para doar sangue

Igor Soares mobiliza equipe e amigos para doar sangue

0
O deputado Igor Soares durante coleta de sangue para doação / Foto: Rogério Valente

No sábado, 25, o deputado estadual Igor Soares (PTN) reuniu colaboradores para participar de mutirão de doação de sangue. Logo pela manhã, cerca de 40 pessoas estavam na Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, no Hospital das Clínicas. “É uma oportunidade de ajudar quem precisa, principalmente neste período do ano, quando os bancos de sangue atingem os menores índices de armazenamento”, disse Igor Soares.

publicidade
O deputado Igor Soares durante coleta de sangue para doação / Foto: Rogério Valente
O deputado Igor Soares durante coleta de sangue para doação / Foto: Rogério Valente

Neste ano, ele estendeu o convite aos assessores e colaboradores para que fosse realizado o mutirão de doação. “Fiquei muito feliz quando estávamos na sala de espera da Fundação Pró-Sangue e uma das responsáveis pelo local naquele horário fixou um cartaz na parede que dizia: ‘a campanha realizada neste sábado superou nossas expectativas’”, comemorou o deputado.

Igor Soares é autor do Projeto de Lei 945/2015, que institui no estado a campanha Junho Vermelho. Por conta da baixa temperatura, aumentam as infecções respiratórias e outras enfermidades, o que resultam na diminuição de em média 30% do número de doações. Por outro lado, há aumento no número de acidentes nas estradas devido aos recessos escolares que ocorrem nesse mês, fazendo com que o número de pessoas que precisam de doação seja maior.

publicidade

“Existe necessidade de estimular a doação de sangue durante todo o ano, mas, principalmente em junho, quando se inicia o inverno e o recesso. Com a colaboração de todos certamente vamos reverter os índices de baixa adesão”, acredita Igor Soares. O deputado refere-se à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, no mínimo, 5% da população seja doadora de sangue. No Brasil, dados mostram que não chega a 2%.