Inclusão em Foco: Você sabe o que é musicoterapia?

Inclusão em Foco: Você sabe o que é musicoterapia?

0
Compartilhar
Por Maria Carolina Silva Longo – Educadora Social da Associação Pestalozzi de Osasco

Para a Federação Mundial, a musicoterapia tem como objetivo “desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e/ou interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida, pela prevenção, reabilitação ou tratamento”.

Publicidade

A profissão deve ser exercida por um profissional graduado, ou com especialização, para que o trabalho realizado seja sério e de qualidade. A área de atuação é ampla e o musicoterapeuta pode atuar em organizações sociais e públicas, consultórios particulares e empresas, hospitais e clínicas, escolas regulares e especiais.

A música invade e organiza nossa vida desde a gestação. Já como embrião estamos em transformação, com o som das batidas do coração e a melodia da voz de nossa mãe, sons e canções que chegam do ambiente externo e que nos orientam e nos situam no mundo.

Na Pestalozzi de Osasco, através da música e da harmonia, do ritmo e da melodia, propiciamos o desenvolvimento da comunicação, da expressão, da organização, da mobilidade.

Música é vida. Música transforma, relaxa, desperta, trás lembranças. A música nos ajuda a viver com saúde. Quando puder cante para seu filho, para sua mãe, ouça canções, ouça as pessoas e ouça a você mesmo.

Publicidade

 “…É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós…”

 Ana Vilela – Trem Bala

Serviço:
Associação Pestalozzi de Osasco
Rua Dionísio Bizarro, 415 – Jardim Ester
Telefone: 3682 2158
E-mail: [email protected]

Compartilhar

Comentários