Internet traz métodos alternativos de estudo

0

Sites trazem opções para se preparar para o Enem / Foto: Reprodução
Sites trazem opções para se preparar para o Enem / Foto: Reprodução

publicidade

Nos últimos anos tem crescido a oferta de métodos alternativos de estudo ou cursos. Com a popularização do acesso à internet, a maioria das novidades está nos cursos online, mas também há opções presenciais.
Uma das alternativas online é o site da entidade sem fins lucrativos Khan Academy (pt.khanacademy.org). Ele reúne cursos gratuitos em diversas áreas, como Matemática, Ciências, Economia e Finanças, Computação e Artes e Humanidades. O site é utilizado por mais de 50 milhões de estudantes no mundo, segundo a Khan Academy, e, desde janeiro, está disponível em português.

Site oferece cursos gratuitos em diversas áreas

Para quem está se preparando para o Enem, que será no mês que vem, o site reúne uma área específica voltada à prova de Matemática do exame, com cerca de 35 mil questões.
“Essa seleção é muito importante para os estudantes. Tanto para aqueles que ainda não sabem o que estudar e por onde começar, quanto para os alunos que estão em um estágio mais avançado precisando de uma revisão final”, diz Lucas Rocha, coordenador de projetos na Fundação Lemann, parceira global da Khan Academy, e responsável pela tradução do site para o português.

publicidade

Outra alternativa são os cursos online do Uol (cursosonline.uol.com.br). São mais de mil cursos livres a preços acessíveis em diversas áreas. As opções são bem variadas. Vão de canto para iniciantes a Como Evitar Desperdícios na Construção Civil, por exemplo.

Kumon
Outro método alternativo, este presencial, é o Kumon, que visa incentivar a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um, por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado.
Por ser um método que instiga a capacidade autodidata, no qual o aluno desenvolve os exercícios com o mínimo de dicas do orientador, o indivíduo aprende a estudar de maneira independente”, diz Alessandra Cristine Reis, coordenadora do setor de português da rede, considerada a maior de franquias de educação no País.
Desenvolvido no Japão pelo professor Toru Kumon em 1958, o método Kumon tem formado autodidatas no Brasil há quase 40 anos. O Kumon oferece as disciplinas de Matemática, Português, Inglês e Japonês. A rede tem diversas unidades na região.

publicidade

Mais informações

pt.khanacademy.org
cursosonline.uol.com.br
kumon.com.br

Comentários