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IPEM realiza plantão de taxímetro em Osasco

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Órgão estadual realiza plantão de taxímetro em Osasco
Verificações são voltadas especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo / Foto: Divulgação

Taxistas já fizeram protestos em cidades como Osasco e Barueri contra aplicativo / Foto: Leandro Conceição
 Foto: Leandro Conceição

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Os taxistas de Osasco já podem consultar no site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões de taxímetros, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A próxima ação está programada para amanhã, terça-feira, 13 de setembro, a partir das 9h, sendo o ponto de partida na Avenida Praia Grande, altura do número 378.

No caso dos plantões de regularização de taxímetro, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.

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Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

– alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;

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– certificado de propriedade do veículo;

– certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao último exercício;

– GRU quitada;

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– comprovante de endereço;

– guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 5062-7761 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP Oeste, localizada à Avenida Afrânio Peixoto, 188 – Butantã.

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Fique de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2017”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta “verificado até 2016”, pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

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O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 05 22, ou por e-mail: [email protected].

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