Início Gastronomia IPEM-SP encontra irregularidades em 35% dos produtos para festas juninas

IPEM-SP encontra irregularidades em 35% dos produtos para festas juninas

0

Erros na pesagem de alimentos, bebidas e fogos de artifícios de pequena potência foram encontrados em 35% dos produtos analisados na Operação “Pulando a Fogueira” feita pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo) na última segunda-feira (13).

publicidade

festa junina

Ao todo, foram avaliados 57 itens nos laboratórios do Instituto localizados na capital, em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto. Na capital, por exemplo, foram verificados dez itens, sendo que dois deles (20%) entregavam ao consumidor menos que o prometido. 

publicidade

“O objetivo foi verificar a fidelidade das indicações contidas nas embalagens de paçocas, pé-de-moleque, vinho, milho para pipoca, itens de decoração e até fogos de pequena potência (biriba, estalo, traque, fósforo de cor), para que o consumidor não leve gato por lebre”, explicou o superintendente adjunto do IPEM-SP, Arlindo Afonso Alves.

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos, as multas podem chegar a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

publicidade

Comentários