Itapevi adere ao programa de reciclagem de óleo de cozinha

0
Reservatório instalado na secretaria comporta mil litros de óleo comestível

Reservatório instalado na secretaria comporta mil litros de óleo comestível
Reservatório instalado na secretaria comporta mil litros de óleo comestível

publicidade

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Sabesp, aderiu ao Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (PROL). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da realização da coleta e reciclagem do óleo de fritura.

A adesão ajuda a diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de óleo na rede de esgoto. O PROL propõe recolher o óleo utilizado em bares, restaurantes, padarias e estabelecimentos comerciais que estejam cadastrados ao programa.

publicidade

Em princípio, o recolhimento da substância será realizado periodicamente pela Secretaria do Meio Ambiente, na região central da cidade.

De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), cada litro de óleo despejado em rios ou lagos, polui mais de 25 mil litros de água. Além disso, o óleo pode causar entupimento da rede de esgoto ao agir como aglutinante de resíduo  despejado indevidamente  na tubulação sanitária, causando a  impermeabilização do solo, gerando mau cheiro quando o óleo é descartado de maneira irregular.

publicidade

Para aderir ao PROL, basta entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente por meio dos telefones: 4205-4345 / 4205-4347, pelo  e-mail sma@itapevi.sp.gov.br ou pessoalmente na rua Professor Irineu Chaluppe, 291 – Centro, de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 17h. Lembrando que o endereço mencionado acima, também serve como ponto de coleta. A orientação dos técnicos do programa é bem simples: o óleo usado nas frituras deve ser armazenado frio, em garrafas PET bem fechadas e entregues na própria secretaria.

Comentários