Jandira, que aparece em ranking de segurança, já teve alta de 266% nos homicídios este ano

0

Apesar de figurar no ranking das 50 cidades com melhores índices de segurança do país, recentemente divulgado pela Urban Systems Brasil (USB), Jandira teve, nos primeiros cinco meses deste ano, uma alta de 266% no número de vítimas de homicídio.

Foram 11 pessoas assassinadas no município entre janeiro e maio, ante três no mesmo período de 2016, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Além disso, os roubos em geral cresceram 6,9%. Os roubos de veículos se mantiveram no mesmo patamar, com 37 casos nos cinco primeiros meses de 2016 e 2017.

Publicidade

Já os furtos de veículos tiveram uma queda acentuada no município entre janeiro e maio: – 48,3%. Foram registrados 48 furtos de veículos este ano, ante 93 no mesmo período de 2016.

Ranking polêmico

Dezenove municípios de São Paulo foram apontados entre os mais seguros do país, de acordo com ranking divulgado pela empresa Urban Systems Brasil (USB). O estudo apresentou uma lista com 50 cidades no total, entre elas, Jandira, a única cidade da região a figurar no ranking, na 30ª posição.

O resultado da pesquisa gerou polêmica entre internautas. “A pesquisa é furada”, comentou um internauta, que afirmou que, ao publicá-la, o Visão Oeste praticou “jornalismo tendencioso”.

“Acho que sequestraram o repórter e obrigaram ele a escrever isso!!!”, brincou outra.

“Muito difícil de acreditar nesses números”, foi mais um comentário.

“Essa pesquisa não tá com nada. Se Jandira tá nesse ranking, não quero nem imaginar como são as que não estão”, disse outro internauta.

Outros comemoraram: “Fico feliz porque amo Jandira”, foi um dos comentários.

O município aparece à frente de cidades como Rio de Janeiro (RJ), na 33ª posição, Florianópolis (SC), em 36ª, e Belém (PA), 41ª.

O levantamento foi construído levando em consideração critérios como taxa de homicídios, acidentes de trânsito, monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, despesas com segurança, além do efetivo de agentes de segurança e de trânsito.

O ranking (veja abaixo) elegeu Vinhedo, no Interior do Estado, como a cidade com o melhor índice de segurança do país.

Empresa especializada 

O ranking, denominado Connected Smart Cities, foi desenvolvido pela empresa UBS – empresa de Business Intelligence especializada em pesquisa comportamental e análise de dados estatísticos em mapas digitais, para dimensionamento de mercados e levantamento de tendências em mercados e cidades.

A Urban Systems coleta dados qualitativos com técnicas de pesquisas em profundidade e dados quantitativos através de sua unidade operacional Urban Mind. Para a busca desses dados, o Urban Mind dispõe de tecnologias de robôs de busca varrem as fontes 24 horas por dia, 365 dias por ano, permitindo atualização permanente de dados.

O estudo foi divulgado no dia 21 de junho.

Ranking dos 50 municípios com melhores índices de segurança do país:


Fonte: Urban Systems / Via SSP

Comentários