Jandira usará agricultura familiar para compra de alimentos da merenda

Jandira usará agricultura familiar para compra de alimentos da merenda

0
Compartilhar
merenda_jandira
Foto: Roberto Andrade/PMJ

A Prefeitura de Jandira iniciou o processo de licitação para contratação de uma cooperativa de agricultura familiar para fornecer os alimentos da merenda. O Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar já realizou o chamamento público para aquisição dos alimentos e, em breve, o nome da cooperativa vencedora será publicado.

A proposta, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, é melhorar a qualidade da merenda escolar servida aos alunos da rede municipal de ensino. As cooperativas participantes são formadas por agricultores rurais, indígenas ou quilombolas. A empresa vencedora irá fornecer para a Prefeitura produtos como maçã, banana, macarrão, arroz, feijão, leite e suco.

O Departamento de Nutrição e Alimentação da Prefeitura – que conta com quatro nutricionistas e uma técnica em nutrição – tem estimulado os hábitos alimentares saudáveis. Com a medida, a prefeitura espera oferecer uma alimentação mais saudável aos alunos matriculados nas escolas municipais.

Publicidade

Esses alimentos são benéficos ao organismo, pois são isentos de agrotóxicos e não oferecem riscos para a saúde. Segundo o setor, uma alimentação equilibrada oferecida para as crianças em fase escolar reduz riscos de doenças crônicas como obesidade, desnutrição, diabetes, níveis de colesterol elevados e hipertensão arterial.

Diariamente, segundo a Prefeitura, são servidas mais de 25 mil refeições aos alunos das escolas municipais. São cerca de 10.700 alunos, matriculados nas unidades escolares de ensino fundamental, infantil e EJA (educação de jovens e adultos).

Nas creches, são oferecidas 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Já nas EMEB (escolas municipais de educação básica) e EJA, são servidas 2 refeições diárias (café da manhã e almoço ou almoço e lanche da tarde, dependendo do horário do aluno).

Compartilhar

Comentários